La Leonera y Las Leonas


A Ju não pode ver uma sala de projeção que quer logo entrar. Imagina um festival de cinena, com as estrelas presentes e até tapete vermelho? Ela não resiste. Ontem, ela, Júnia e Mariana (erramos), como boas alunas de cinema do IACS e futuras cineastas, foram para o Cine Odeon ver o filme do diretor argentino Pablo Trapero, La Leonera no Festival do Rio. Ainda tenho dúvidas, se o motivo que as levou, num domingo chuvoso e até frio para o carioca, até o centro para a estréia badalada do filme argentino tão comentado, não foi a presença do Rodrigo Santoro.

Imagem: Las LeonasNa volta fiz a pergunta que me angustiava: o que significa La Leonera. Sim, porque conheço a fama da seleção feminina argentina de hóquei sobre grama, conhecida no mundo inteiro como Las Leonas. Os argentinos explicam que as meninas jogam com uma paixão indescritível. “Esas chicas que se transforman y se potencian cuando se ponen la camiseta celeste y blanca. Y como pasión es lo que se busca en el deporte, Argentina encaja justo en esta ecuación.”

É claro que além dessa paixão e de belos resultados contra as principais equipes do mundo, desde as Olimpíadas de Sidney, quando mostraram ao mundo essa habilidade, Las Leonas têm tudo de bom que a descendência espanhola poderia garantir: são meninas muito bonitas, com todo o respeito hein hermanos!

Mas retomando minha dúvida quanto ao título do filme, fui ao Google e obtive duas respostas. A primeira dizia que: “Leonera en la jerga carcelaria se llama a la celda donde se colocan a las internas/internos que van a la visita, o a los calabozos donde esperan en los juzgados.” Fácil entender né? Seria um jargão usado nas prisões para chamar as celas onde as internas (os) recebem visitas ou aos calobouços onde esperariam julgamento.

Uma outra definição dizia que: “la palabra “leonera”… esta inspirado en mi madre, y es que siempre me acuerdo de cuando me decía que mi cuarto parecía una leonera, que se podía encontrar cualquier cosa y de cualquier manera.” A pessoa responsável por essa definição disse que se lembrava de sua mãe que dizia que seu quarto era uma bagunça tão grande, que se podia encontrar qualquer coisa e de qualquer maneira, como uma leonera.

Já ouvi também, que no filme, leonera poderia ser a jaula onde estava a leoa, a mulher personagem central da história que luta pela sobrevivência e dignidade, com seu filho bebê, dentro de uma penitenciária. Ju, me conta o filme para eu tentar entender.

Mas já que lembraram de nova de leoas, ofereço o link abaixo, como sinal de respeito e admiração ao belíssimo país, de povo tão interessante e transbordante de paixão: a Argentina. Um vídeo para quem não conhece Las Leonas.



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

4 Comentários

  • Sandra Leite disse:

    E vc tem dúvida se foi o Santoro ou não…. :)

    Comentário do Pô, meu!
    Ué, não foi pela arte não?
    :P

  • Sandra Leite disse:

    claro. Ele é pura arte!

  • Nine disse:

    OI Nelson,adoro cinema tambem,vou sozinha,acompanhada, mas vou semanalmente.Nao teria ido pelo Rodrigo Santoro nao ,meu lado” marilia gabriela” para nos 44,mas gostaria de ter visto o filme mesmo ..rs.ab

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Nine,
    A Ju me contou que o filme realmente é bom e a atriz principal é excelente.
    Abraços,
    Nelson

  • Ju disse:

    O filme é bom, o Santoro idem! :D

    Mas eu fui sem saber que ele ia. :P

    (errata: Mari Flor não foi não)

    Comentário do Pô, meu!
    Opss. Furo colocando Mariana no texto. Foi mal.
    Acho saudável você achar o Santoro bom.
    :-D
    Beijo,
    Nelson

Deixe uma resposta