ZYD462 Rádio Cidade 102,9FM


Imagem: Capa Revista de Domingo do JB com locutores da Rádio CidadeCrianças, eu vivi a revolução das rádios FMs no Brasil, na forma de se comunicar com o público, na programação, na irreverência e na criatividade. Acompanhei da criação à febre que foi a ZYD462 Rádio Cidade 102,9 fazendo escola em FM, Rio de Janeiro. Tá, e por que essa lembrança agora? Nenhuma efeméride para provocar esse post. Conte-me tudo não me esconda nada (plagiando Fernando Mansur). Eu explico. Estava eu de bobeira neste domingo a noite, lendo e-mails, portais de notícias, enfim, navegando na web, quando leio no Twitter uma mensagem do locutor Teo José (@teojose) falando do Fernando Mansur, um dos locutores (disc-jockeys, apresentadores, whatever) da Rádio Cidade FM, para Teo, o maior locutor de rádio que ele conheceu.

No player, a introdução da Rádio Cidade na voz de Eládio Sandoval

Neste momento fez-se uma sinapse e uma gaveta perdida do meu cérebro se abriu. Bicho, como pode tanta lembrança legal ficar esquecida e largada em um canto escuro. Que relapso e descuidado eu fui. A Rádio Cidade foi a companheira de todas as horas quando eu tinha 18 anos, e lá se vão 31 33 anos de distância. Saí pesquisando na web e achei um belo trabalho sobre a Rádio Cidade, no site “Radio Cidade Fazendo Escola em FM”

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Eu até poderia escrever um artigo caprichado, contando a história, listando os locutores, mas juro crianças, a emoção das lembranças não está me deixando ser frio e racional. Pô, meu! Tanta onda por conta de uma estação de rádio FM? Mais ou menos. Imaginem uma geração inteira ligada na mesma rádio. A gente fazia tudo com o rádio ligado na 102,9 FM. Nessa época estava estudando para o vestibular e a gente pedia músicas no meio da madrugada para o Ivan Romero, o locutor da madrugada. Quantas vezes a entrada da aula das 6h da tarde era adiada até que o Eládio Sandoval passasse o horário para o Romílson Luís.

Crianças, sei que este artigo ainda não está fazendo nenhum sentido para vocês, mas juro, me desculpem, estou escrevendo e pensando na garotada de 30 anos atrás, nos momentos que passamos juntos. Bicho, foi bom demais. Para entender porque a Rádio Cidade foi revolucionária, como nasceu, quem foram os locutores e até para ouvir mais áudios daquela época, não deixem de visitar o site “Radio Cidade Fazendo Escola em FM“. Enquanto isso, se quiser uma pequena amostra da irreverência dos caras, clica no player abaixo.



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

17 Comentários

  • Zezinho disse:

    Radio Cidade comecou em 1977 experimentalmente como Radio Jornal.
    Era do grupo do Jornal do Brasil, dai o primeiro apelido…
    Minha preferencia era pelo horario do Mansur. Eles tinham uma “marchinas jocosas” . Num natal a vinheta for o trenzinho caipira do Villa Lobos.
    No carro, receptoreds mais usuais da moda eram os Beltek; TKR; ou Roadstar Speedking; e tambem os Mecca CCR, pelo que me lembro…
    Nome do “Jaguar” era parece-me Jaguarassu… Memorias!

  • Este, pô meu!, de hoje foi nota 10, parabêns ,Nelson.Há! e por falar em; onde ja se viu me esquecer de uma coisa dessas,eu digo que você não se esqueceu não, tanto não se esqueceu que se lembrou.hahahah há !,e o Flex por onde anda?
    Essas musiquinhas me despertou da minha preguiça matutina, até salvei-as para escuta-las de vês enquando.
    Asaudade só existe prá quem pensa no passado,e só não esquece do passado quem não corre para o futuro. abraço nelson.

  • Nelson Correa disse:

    Não deixem de ler o artigo publicado no blog do Téo José hoje sobre a Rádio Cidade, pois ele viveu essa história dentro da história. Valeu, Téo!
    http://teojose.zip.net/arch2010-09-05_2010-09-11.html#2010_09-06_09_15_53-3012311-0
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Marcelo alexandrino disse:

    Que saudade eu vivi todo este tempo a Radio Cidade era minha vida.

  • rogerio menegardo braat disse:

    Gostava muito da Radio Cidade. Essa epoca estava na escola, e adorava quando escutava minhas musicas preferidas. Tempo bom aquele! Pena que eu nao tinha telefone, senao pedia sempre todas elas.

  • roberto abreu disse:

    Estou sabendo que a Rádio Antena 1 FM Rio está para voltar no 103,7 que estava alugado para a Rádio Nativa e agora o contrato está terminando e não será renovado e também a Rádio cidade 102,9 não necessariamente neste dial mais nos antigos moldes

  • Angelo disse:

    CARA! SAÍAMOS DO RS PRA PASSAR AS FÉRIAS DE JULHO NO RIO, EU
    ERA PEQUENO…MINHA AVÓ TINHA UM AP PERTO DO COPACABANA…EU
    PASSAVA JOGANDO NA PRAIA..CHEGAVA EM CASA E PRONTO: RÁDIO CIDADE…É..AS MIXAGENS..A MANEIRA DE FAZER O RÁDIO…É…
    O QUE É BOM FICA PRA SEMPRE…ABRAÇOS!!

  • Levi disse:

    Para voces que gostam da Radio cidade podem checar esse clip produzido pelo proprio Eladio sandoval, no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=M8-l-ASBxJg

  • Realmente o nome do “Jaguar” era Jaguarassu. Tinha até um probleminha em uma das pernas. Jaguar foi meu colega de colégio. Ele gostava tanto de locução que queimava aula na escola industrial prá ir a rádio Palmares onde começou sua carreira de locução. Rádio Palmares em Maceió. Jaguar era alagoano. E por falar em marchinhas jocosas e irreverentes, caso queira e possa, dá uma olhadinha em meus vídeos de música. Lá tem duas marchinhas em estilo antigo “eu não vi nada” e “gostoso é beijar na boca”. Caso possa faça um comentário a respeito das marchinhas, ficarei muito to.um abraço. Timóteo com http://www(dot)youtube(dot)com/user/timoteo612/videos?flow=grid&view=0positor.

  • PÔ meu!!!!

    Lendo este, não tive como não me emocionar e ainda mais ouvindo mais uma vez a RÁDIO CIDADE, pois acredito que vocês já saibam também de sua volta!!!

    Tomara realmente que a light FM (Antena 1) também volte, pois estamos muito carentes de música de qualidade, o que até amenizou agora com a volta da rádio cidade!!!

  • Hélio disse:

    No Facebook tenho uma página dedicada a Rádio Cidade, com muitas imagens, é só procurar por “Rádio Cidade FM Rio 102,9 MHz – A Eterna Nº 1 do FM” . Um abraço e parabéns pelo post.

  • ROBERTO disse:

    Pelo Ibope a Cidade está em 8º lugar, em dez posições, isto mostra que o estilo Rock adquirido pela rádio nesta volta, está totalmente equivocado, nos anos 70,80 a antiga e verdadeira Cidade ( aquela sim era ), jamais se permitira esta colocação. Está na hora da direção da rádio mudar seu rumo,tocar algo de rock sim, mais colocar a Rádio Cidade nos trilhos, tocando músicas inteligentes como MPB de boa qualidade, lançamentos, músicas POP internacional, a cidade sempre primou pela inteligência e sacadas de músicas que estouraria nas paradas, era assim com os ex locutores ( que fazem falta ), e fazem até hoje, está na hora de mudar outra vez.

  • Isaac Carvalho disse:

    Por que Rádio Cidade fazendo escola? Pelos quesitos de criatividade, irreverencia, talento e bom gosto. A locução com seleção dos melhores, cito, F.Mansur: “Diga-me lá conte-me tudo ñ me esconda nada” E.Sandoval: “É o q meu filho é, o q minha filha, ahhh” Jaguar: “Oh dóhhh”, Romilson: “E ai Zé Maria”, o brilhante Paulo Roberto: Vamos começar lá em cima em alto astral”, e com esse seleção brasileira da comunicação, juntam-e, Paulo Martins, Ivan, Sergio Luiz, Mauricio Figueredo, nível de 1ª linha.
    Alias a liderança continuou e só foi encomodada pela concorrência com a sida dessas feras para outras emissoras. A esse time só faltou o Robson Castro, que hoje c/ a Atlântida fm RJ, na web, ainda traz alguma alegria p/ rádio carioca.

  • joão Leite disse:

    Boa tarde amigos , hoje aos 52 anos não poderia de me manifesta a
    Respeito da Radio Cidade só de falar me emociono numa época com pouca
    Tecnologia uma Radio se destacar tanto e não apelava para conquistar os
    Ouvintes , locutores fora de série conhecedores de musicas diferentes
    Dos de hoje um bando de locutores enlatados feitos de laboratorio
    Eu vivi esse momento istorico a atual Radio Cidade sem comentario um lixooo
    Falar só não tem grça quem viveu aquela época ; vinhetas de natal programação de primeira musicas de qualidade muito muito bom q época
    Falo muito avontade hoje convertido ao evanjelho só ouço musicas Gospel
    Mas não poderia de expressar um sentimento marcante na minha juventude
    Valeu Mançur Valeu Sandoval VCs fiseram istoria que até hoje muitas pessoas sufocadas po essa midia besteirol não reconhesse mas tem um publico vivo que nunca vai esquecer Cidade ah ah ah !!! essa vinheta
    gostaria muito de reviver as vinhetas se puderem me informe como Abrass!

  • jose carlos disse:

    pô falar desta rádio incrível dos 80 ate a sua saída do dial 102,9 , foi uma rádio em que todos ficavam ligados o dia inteiro com uma turma de locutores de 1ºlinha JAGUAR, FERNANDO MANSSUR , ELÁDIO SANDOVAL, RÔMILSON LUIS, MONICA VENERABILE ente outros , era na época a mais ouvida no RIO DE JANEIRO, não sei qual foi o motivo pois infelizmente para tristeza de muitos veio a sair do ar,voltando a pouco tempo atras …..mais esta turma de locutores REVOLUCIONOU A MANEIRA DE COMUNICAÇÃO com o público ouvinte . Passou a perder espaço quando foi partir para ROCK ,no meu ver eu acho que foi aí que a CIDADE perdeu espaço infelizmente……mais tudo certo …..POR ONDE QUE QUE VOCE ESTEJA O IMPORTANTE E ESTAR SEMPRE, kkkkkkkk QUEM MANDAVA ESSA ?? showw.

  • Ubirajara Nascentes Alves disse:

    Meu grande irmão, Nelson:
    SENSACIONAL!!!!!!
    Voltei no tempo e “vi” o que você escreveu….” Nessa época estava estudando para o vestibular e a gente pedia músicas no meio da madrugada para o Ivan Romero, o locutor da madrugada. “, quantas vezes isso aconteceu….
    Não consegui ouvir os áudios (“plug in” incompatível). Me dá uma orientação do que devo fazer!!!!
    Abraços,

Deixe uma resposta