Religião e o Salmo 91
- Por Nelson Correa
- 27 maio, 2007
- 16 Comentários
Esse é um assunto super complicado, pois as pessoas, muitas vezes, são radicais e pouco abertas à discussão quando o tema é religião. Este é post de número 179 do Pô, meu! e é a primeira vez que falarei sobre religião. Mas como meu objetivo é falar para eventuais futuros netos, acaba sendo obrigatório tratar disso. A gente administra os comentários. ;-)
Antes de mais nada, acho que religiões são ultrapassadas e retrógradas pela sua própria necessidade de não mudar para manter seus dogmas. Como a maioria esmagadora da população brasileira, nasci católico, fui batizado e fiz primeira comunhão na Igreja Católica. Mas tenho um amigo (ou seria um karma? :-D) que nasceu judeu, mas foi também batizado e fez primeira comunhão. Talvez até tenha se crismado. Essa é uma qualidade indescritível do brasileiro.
Na verdade, não me considero uma pessoa religiosa, mas sou profundamente espiritual. Se eu estiver junto a um grupo de pessoas, focadas em buscar objetivos de bondade, seja entre católicos, outros cristãos, budistas, espíritas, judeus, muçulmanos ou qualquer outro grupo religioso, me faz bem e me dá paz de espírito.
Apesar de ter severas restrições a respeito de dogmas da Igreja Católica, gostei muito de todas as vezes que fui na missa do padre Antônio (grande padre Antônio!) da Igreja de Santa Maria Madalena e São Miguel na Vila Madalena (Sampa). Gosto de ler sobre qualquer religião, aprende-se muito com elas se você não estiver amarrado às suas limitações e proibições. No mínimo entende-se um pouco da história.
Semana passada fui convidado pelo Marcos e Sueli para uma festa de Pretos Velhos em um Centro Espírita. Fui e gostei da festa. Não fui para pedir nada específico, muito menos para perguntar sobre o futuro ou o desconhecido. Acho que isso a gente é que faz. Colhemos o que plantamos. Mas do mesmo jeito que pediria uma bênção ao pastor ou ao rabino, pedi bênçãos e luz. O guia Pai Manoel me deu bênçãos e me pediu para escrever e manter comigo o Salmo 91. Escrevendo aqui, manterei comigo. Ele dá força para a luta diária.
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome. Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.
Não sou muito fã de blog ou coisas assim, mas caí aqui por coincidência e acabei lendo seus comentários sobre religião. Bom não vou comentar sua posição quanto às religiões, até porque para mim o importante é que cada um encontre a religião que mais se afine, todo mundo tem seu momento e muitas vidas para experimentar.
Só gostaria de observar que você não foi a um “centro espírita conversar com pretos velhos”, simplesmente porque centros espíritas ou sociedades espíritas não possuem pretos velhos, nem rituais, nem oferendas ou imagens. A palavra Espírita, Espiritismo e outras ligadas à doutrina dos Espíritos foram criadas por Allan Kardec quando do lançamento dos 5 livros que são a base da doutrina Espírita, logo, mesmo que você encontre uma placa dizendo “centro Espírita pai não sei das quantas” pode ter certeza, não é uma sociedade Espírita, nada contra as religiões afro, porém é necessário entendermos o que é e o que não é cada religião.
Se não ficou muito claro posso tentar colocar de forma mais clara para que seus netos compreendam melhor no futuro.
Grande abraço,
Cláudio Klaus
Comentário do Pô, meu!
Olá Cláudio,
Muito obrigado por sua visita e principalmente pelo seu comentário.
Não li os 5 livros do Kardec. Aliás, nem sabia quantos livros ele escreveu. Mas li o Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo, gostei de ambos. Sinceramente não entendi qual a sua preocupação com relação à classificação de Centro Espírita ou Sociedade Espírita no texto. Se você quiser ajudar a esclarecer, será um imenso prazer receber sua explicação.
Grande abraço e sucesso,
Nelson
Centro Espírita ou Sociedade Espírita é a mesma coisa, só comentei que lá não existem imagens, pretos velhos nem rituais. É bem comum as pessoas confundirem Espiritismo com outras religiões espiritualistas, mas é o mesmo que confundir Católicos e seguidores da igreja Universal, compreende?
Kardec não escreveu apenas as 5 obras, mas estas 5 são a base da doutrin espírita as quais descrevo abaixo:
A Gênese, O céu e o inferno, Olivro dos médiuns, O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo.
Grande abraço,
Parabéns pelo seu espaço,
Cláudio Klaus
Comentário do Pô, meu!
Oi Cláudio,
Legal você comentar isso, pois apesar de saber claramente que um Centro Espírita Kardecista é absolutamente diferente de um Centro Espírita Umbandista, o meu texto não deixa isso claro. No final, acabamos com um problema puramente de nomenclatura. Grande abraço e obrigado pela visita. Sinta-se sempre em casa por aqui.
Abraços e sucesso,
Nelson
Hi brother! Estava aqui tentando me atualizar nos seus artigos e me deparei com este. Achei muito interessante porque, apesar de termos divergências (quem não as tem?) em relação à religião, vi que tanto você quanto eu conhecemos e lemos o salmo 91. Acho que o que importa, na realidade, não é uma grande discussão sobre chutarmos ou não as imagens (uma metáfora direcionada), mas sim, com que intensidade colocamos a fé naquilo que acreditamos ser o caminho do bem. Outro ponto onde concordamos é o merecimento. Não adianta irmos pedir, adianta entendermos que recebemos ou não conforme nosso merecimento e, se queremos, devemos fazer uma avaliação interna de nossa conduta para que possamos, que mais não seja, amenizar o “não” merecimento. Kisses for all!
Comentário do Pô, meu!
Hi sister!
É sempre bom ter você por aqui. Sabe que a casa é sua.
Na minha opinião, religião deveria ser entendida como um modelo para se alcançar o bem. Sendo assim, ela deveria ser 100% conduta e posição. Mas a maioria absoluta dos religiosos não praticam em suas condutas o que pregam nas suas religiões.
Beijos,
Nelson
Gostaria de saber o e-mail pessoal do Claudio Klaus, você é o Claudio de Jacarei São Paulo? Estou procurando essa pessoa, será que alguém pode me ajudar?
Grata.
Comentário do Pô, meu!
Olá Ghizelli,
Não sou o Claudio Klaus, mas posso encaminhar seu email para ele.
Esse foi mais um serviço de utilidade pública do Pô, meu!
Abraços e sucesso,
Nelson
Muito obrigado!
cada um com sua religiao
bjos
Comentário do Pô, meu!
Oi Tania, obrigado pela visita.
Seu comentário foi curto e perfeito.
Abraços e sucesso,
Nelson
Meu jovem, me perdoa este comentário, mas o que tem as religiões pagãs a haver com aquilo que é cristão.
(2 Coríntios 6:14-18) . . .Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos. Pois, que associação tem a justiça com o que é contra a lei? Ou que parceria tem a luz com a escuridão? 15 Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que quinhão tem o fiel com o incrédulo? 16 E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templo dum Deus vivente; assim como Deus disse: “Residirei entre eles e andarei entre [eles], e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” 17 “‘Portanto, saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’”; “‘e eu vos acolherei’”. 18 “‘E eu serei pai para vós e vós sereis filhos e filhas para mim’, diz Jeová, o Todo-poderoso.”
Um abraço.
Meu caro Reis,
Me perdoe colocar em caixa baixa a sua primeira frase, é um código da Internet que texto em caixa alta representa que a pessoa está gritando, e aqui neste espaço, democrático, ninguém precisa gritar para ser ouvido.
Vamos lá, me parece que você não entendeu minha posição, eu não defendo nenhuma religião pagã e muito menos as não pagãs, como as cristãs e judaica. Eu defendo a atitude. Também não acho que o único caminho é o cristianismo, conheço muito mau-caráter que é até padre e pastor de igrejas cristãs.
O que quiz dizer, e posso não ter sido eficaz no recado, é que religiões são coisas de homens e não de Deus.
Grande abraço,
((((O que quiz dizer, e posso não ter sido eficaz no recado, é que religiões são coisas de homens e não de Deus.))))
Deus de qualquer modo tem de mandar é humanos ensinar aos outros, porque até ele diz na sua palavra que se o humano se negasse a fazer aobra que le comissionou que até mandava as pedras falar, portanto, tens razão num ponto, Deus não mandou o homem fazer milhares de religiões para o homem ter contacto com DEUS, mas ele também diz na sua palavra para não deixarem de se ajuntar como é costume de alguns, então já estás a ver que tinha de haver ajuntamento de pessoas.
Em Atos 17:24,25, Deus diz que não vive em Templos feitos pela mãos dos homens, porque nós aqueles que aceitamos o que a bíblia diz, nós é que somos os santos templos vivos de Deus.
Assim como no passado havia apenas um povo de Deus, hoje a lei é a mesma, é por isso que agora nesta época dificil da humanidade, Deus está a tirar um povo para o seu nome.
Olá Reis,
Seus comentários só enriquecem esse tema e o conteúdo do Pô, meu!
Gosto de imaginar, como pensam os hindus, que podem existir diversas religiões, pois são diversos os homens, mas Deus, é um só.
Abraços e sucesso,
Nelson
Somos todos filhos de DEUS!!!!! não esqueçamos isso!! Na Paz sempre!!!
Ola a todos… Apoiado(a).
A meu ver, religiao e a ligacao natural de um individuo com Deus (Religare). A religiao passa a existir para uma pessoa no momento que esta percebe que ha algo de divino em si ligado a uma divindade maior e universal, que transcende a dimensao fisica.
Doutrinas, sao as linhas filosoficas que cada qual escolhe, por se identificar, para exercer sua religiao.
Paz a todos!!!!
Creio eu que o poder de Deus esta em suas palavras escritas na Bíblia ,unica e exclusiva e ela existe para nôs exortar ,portanto o fato de colocarmos a Bíblis em específico o salmos 91 sobre a mesa para nôs proteger é pura ilusão, o que na verdade vai nôs proteger é o colocarmos em prática o que nela esta escrito´porque D´us se agrada daquele que pelas tuas palavras se santifica,AMÉM!
afinal Deus é que fez as nações lá com os seus dialéticos, mas os homens é que fabricaram os deuses que é o plural de Deus, Deus tem o seu próprio nome, e quando alguém se dirige a Ele, tem de identificá-lo pelo seu nome, senão o próprio Deus do universo não sabe a quem a pessoa está a dirigir a sua oração, pelo menos é o que a bíblia sagrada ensina, porque no livro de 2 de coríntios diz que existe muitos deuses e senhores, mas apenas existe um só Jehovah.
me desculpa este assunto aí em cima, de facto Deus é um só, mas não das religiões, porque os homens é que inventaram as religiões, no céu não á religiões, tampouco Deus vai permitir aqui na terra esta confusão toda, tal igual como no passado havia um só povo de Deus, agora é o mesmo, quer as pessoas acreditem ou não.
QUE DEUS ABENCOE TODOS VOCES MAS DEUS NAO E MOTIVO DE NOS DESCUTIRMOS EU COMO EVANGELICO VOU HORAR PARA DEUS DAR EMTENDIMENTO PARA VOCES QUE DEUS ABENCOE VOCES E SEUS FAMILIARES FIQUEM NA PAZ AMEM
Meu camarada, não se apegue a letra fria. Onde há manifestação de espíritos. é centro espirita. Na verdade, somos espiritos vivendo uma encarnação, portando, nossa manifestação é espirita. O resto são conceitos humanos que tentam separar oque é universal. Dois abraços