Provão e os cursos a distância
- Por Nelson Correa
- 24 setembro, 2007
- 7 Comentários
Você, fiel leitor do Pô,meu! sabe que estou cursando Administração a distância. Esqueça. Você não sabe nada. Até porque o Pô, meu! não tem leitores tão fiéis que me acompanhem há mais de um ano. Pretensão. Recomeçando.
Principalmente por conta de um movimento radical que fiz, ao mudar de profissão no início da era da Internet (usando a Internet como fonte de aprendizado e estudo), venho desenvolvendo nos últimos anos uma tese, onde defendo que o modelo tradicional de formação vai mudar muito rapidamente. O post Nova experiência acadêmica explica como eu voltei aos bancos universitários para testar minha tese.
Dentro dessa experiência, fui convocado para fazer o ENADE 2006 (exame do MEC que avalia o ensino superior) por ser aluno ingressante (primeiro ano) do curso de Administração. A prova foi em outubro ou novembro do ano passado, mas o MEC demora muito a liberar os resultados, só recentemente colocados à disposição de todos pela Internet. Hoje, no quarto período do curso de Administração da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), coordenado pelo consórcio CEDERJ, vejo pelo resultado do ENADE de 2006 que os cursos a distância não fizeram feio.
A Folha publicou no dia 10 de setembro (só achei aqui) que: “Em 7 de 13 áreas onde comparação é possível no ensino superior, alunos de curso a distância superaram demais estudantes. Levantamento do exame nacional mostra que vantagem nos primeiros anos de curso é ainda maior – 9 entre 13 áreas de ensino.” O Estadão do dia 15 de setembro, repete o que a Folha publicou, e complementa: “A iniciativa de maior sucesso no País é o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), um consórcio que reúne seis universidades públicas para oferecer esse tipo de graduação.
Minha experiência tem mostrado que ainda estamos muito longe do modelo ideal. Na minha opinião, não por falta de motivação dos alunos ou interesse das universidades e professores. O que vejo é que todos, sem exceção (docentes e discentes), precisam pensar no curso a distância não como uma tradução remota de um curso presencial. O conteúdo pode ser o mesmo, contudo a forma, deve ser absolutamente diferente. Mas chegaremos rapidamente lá. Estou adorando o curso. A maior diferença que sinto para o curso de Engenharia Mecânica de décadas anos atrás, é a cervejada depois das aulas. Sem aula presencial, acabou o social. ;-)
P.S.1) Leia mais artigos publicados no Pô, meu! sobre esse tema e minha experiência no curso a distância na categoria [Ensino]
P.S.2) O curso de Administração da UFRRJ ficou com conceito 4. É bom mas podia ser melhor. A média nacional para os cursos de Administração foi de 42,0 e 35,1 (concluinte e ingressante, respectivamente). A média da UFRRJ foi de 50,7 e 46,7 (idem). Eu ajudei com uma média final de 70,40. Todos os resultados podem ser analisados no site do INEP.
Nelson,
Achei muito legal a sua iniciativa e vou adicionar esse site aos meus favoritos.
Sou discente do curso de administração do Centro Universítário São Camilo – ES. Ano passado estudei na São Camilo – RJ pois estava no Rio à trabalho. Na ocasião, fiz o exame do CEDERJ no pólo de Saquarema, mas, com uma certa displicência motivada pela incredulidade. Passei em 86º, e, como o número indica, não classifiquei. Agora, estou correndo o risco de perder a bolsa de 50% que tenha na São Camilo e resolvi tentar novamente para o pólo de Itaperuna, tendo em vista que estou morando em Cachoeiro de Itapemirim -ES, que fica à 130 Km de distância.
Em outra oportunidade gostaria de trocar umas idéias com você sobre esse tema, se não for um incômodo.
Um grande abraço,
Marcos Almeida da Costa
Comentário do Pô, meu!
Caro Marcos,
Me desculpe ter demorado tanto para te responder, mas você não foi o único premiado. Fiquei mesmo afastado do prazer, o trabalho me consumiu o último mês.
Fique à vontade para conversar sobre esse tema, pois adoro.
Grande abraço,
Nelson
Ola Nelson,
Gostei muito de de acessar seu blog, estou iniciando no curso de Administração a Distância, e estou tendo algumas dificuldades em algumas atividades, mas estou gostando muito. Gostaria de manter contato sempre que possivel com voce e com os leitores. Sei que o uso das tecnologia na área da educação tem crescido muito, ampliando nossos horizontes de maneira espetacular e dando oportunidades para quem não tem tempo disponivel de ir a uma Universidade todo dia. Sei tambem que tende a crescer mais ainda, isso será bom para todos nós.
Daleth Lima.
Comentário do Pô, meu!
Oi Daleth,
Que bom que você gostou do que achou por aqui. Eu também gostei muito da sua visita e do seu comentário. Fique à vontade para participar quantas vezes quiser e do jeito que achar melhor.
Abraços e sucesso,
Nelson
Caro Nelson,
Me chamo Jacques e sou aluno do 4º período do Curso de Administração do CEDERJ – Piraí . Sou ex-aluno da UFRJ de Engenharia Elétrica , mas como chefe de família , não pude prosseguir meus estudos pois trabalho, e instituições presenciais de cursos integrais não nos enxergam com bons olhos ,apesar de as sustentarmos com nossos impostos.Essa legião de pseudointelectuais que nunca trabalharam na vida fazem de tudo para dificultar nosso acesso ao secular e elitizado círculo acadêmico.Fodam-se!!!
Trabalho embarcado em uma plataforma de petróleo e o CEDERJ foi a única alternativa viável para adquirir meu “canudo de papel”.Embora minha intenção inicial tenha sido apenas a obtenção do bacharelado,comecei a gostar do curso,mesmo sendo à distância.O conteúdo é realmente desenvolvido para o estudo à distância,dispensando,para aquele que tem disciplina e sabe estudar,até mesmo a consulta a tutores (nunca a usei) dada a excelência do material.
Porém,em nosso curso particularmente,sinto falta de alguns itens do ensino presencial que são : divulgação e oportunidade de ingresso em jornadas de iniciação cintífica e a existência de uma EMPRESA JÚNIOR de tal forma a dar um exercício orientado da profissão.Estágio é uma experiência importante,mas há necessidade desse tipo de experiência,ainda mais para pessoas que , como eu, não atuam na área.Por isso está aberto o convite a você e todos os demais alunos que lerem este post para nos organizarmos e pleitear que tais atividades nos sejam disponibilizadas.Parabéns pelo blog…
Comentário do Pô, meu!
Caro Jacques,
Obrigado por sua visita.
Acho que estamos conquistando um grande avanço com o ensino a distância. As últimas barreiras que impediam que o conhecimento chegasse a todos estão sendo quebradas.
Volte sempre aqui. Sua opinião será sempre bem vinda.
Abraços e sucesso,
Nelson
gostei muito dos seus comentarios, quero fazer o curso superior de a diminstraçao a distancia.Moro em santa cruz da serra sabe me, dizer se tem curso superior a distancia por um preço bom.Por 250,00 mês ,pois o curso que quero fazer esta caro me ajude amigo vou, fazer o de a diministraçao mesmo esse é reconhecido pelo mec ,mais uma vez muito obrigado ass: jll
Oi Jorge Luiz,
Não precisa pagar para fazer um curso a distância de administração. Olhe, visite o site do Cederj e veja onde são os pólos e quando é que vai acontecer o próximo vestibular. Vá lá:
http://www.cederj.edu.br/
Abraços e sucesso,
Nelson
Realmente, concordo plenamente com o esforço das pessoas em modificar a maneira de estudar e, com o que disse sobre o conteúdo ser o mesmo da aula presencial, mas o método utilizado para passar isso tem que, com certeza, ser diferente, afinal agora será mais dinâmico e interativo, pois, na aula presencial, apesar de estar frente a frente com o professor, o aluno muitas vezes não opina, argumenta ou questiona, na aula online, até mesmo por ser um ambiente onde ele é o dono e entra como, quando e de onde quiser, isso mudou.
Descobri um site bem legal que tem muitas opções de cursos, para quem ainda não teve essa experiência de estudar a distância, ou para quem teve e gostaria de repetir, é uma boa fonte de pesquisa de cursos de todos os níveis, desde fundamental, técnico, até pós graduação e MBA.
Oi Juliana,
É isso mesmo, perfeita sua avaliação!
No curso a distância, tirando o conteúdo da disciplina, tudo deve ser diferente. Infelizmente, ainda não é isso que vejo no curso que estou fazendo. Uma pena…
Abraços e sucesso,
Nelson