Outro telefonema especial


AtendenteRio de janeiro, sábado, 17h.

Navegando pelo site da Oi, vi que eles já estão oferecendo o serviço de caixa postal para telefones fixos. Basta ligar para 103 31. Custo zero de habilitação e mensalidade zero.

– (eu ligando) 1-0-3-3-1

– (voz feminia em gravação) Oi. Boa tarde. Vejo que você está ligando do número 21 25 xy xy xy. É para esse número que você quer atendimento? Diga sim ou não.

– (eu falando com clareza) SIM.

– (voz feminina em gravação) Agora fale o motivo de sua ligação.

– (eu falando com clareza) CAIXA POSTAL.

– (voz feminina em gravação) Entendi. CAIXA POSTAL.

Uma transferência. Outra transferência. Atende um rapaz, entediado e talvez muito chateado de estar em um call center em pleno sábado à tarde.

– (atendente entediado) Oi. Boa tarde. Meu nome é Tiago, com quem estou falando?

– (eu falando satisfeito do atendimento estar correndo muito bem) Boa tarde Tiago, meu nome é Nelson Corrêa.

– (atendente entediado e possivelmente balançando-se em uma rede) Xffhx ifx iurx 4rux94x jd xjdx lkjfx?

– (eu falando educadamente) Desculpe Tiago, mas não ouvi o que você falou.

– (atendente entediado e possivelmente balançando-se em uma rede) Xffhx ifx iurx 4rux94x jd xjdx lkjfx?

– (eu falando educadamente e um pouquinho irritado) Tiago, me desculpe, mas não consigo te entender.

– (atendente entediado e possivelmente balançando-se em uma rede) Xffhx ifx iurx 4rux94x jd xjdx lkjfx?

– (eu ainda muito educado, mas já bastante irritado) Olha Tigo, me desculpe, mas está impossível entender o que você está falando.

– (atendente saindo da rede e falando próximo do fone) Em que posso lhe ajudar sr. Nelson?

– (eu aliviado saindo de alerta vermelho) Agora ficou ótimo. Tiago, eu vi no site da Oi que existe um serviço de caixa postal e eu queria verificar se existe viabilidade técnica para habilitar esse serviço para a minha linha.

– (atendende se vingando) O senhor ligou para o número errado, precisa ligar para 103 31.

– (eu passando direto pelo laranja e indo para alerta vermelho novamente) Mas foi esse o número que liguei. Atendeu uma gravação que identificou o meu número. Pediu confirmação. Eu confirmei. Depois ela pediu que eu falasse o que queria. Eu disse CAIXA POSTAL e ela disse: entendi! O que está errado?

– (atendente definitivamente vingado por eu tê-lo tirado da rede em pleno sábado à tarde) O senhor ligou o número certo mas não pode pedir CAIXA POSTAL, tem que pedir OUTROS SERVIÇOS.

Desliguei rápido. E ri. Ri muito. Ainda estou rindo. Podia ser contratado pela Terça Insana esse programador de sistema da Telemar Oi. Ah, desisti da caixa postal. Nota ZERO para a Oi.



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

10 Comentários

  • Atendimento, a Oi é uma das “nossas”
    … Não pude resistir a dar uma sonora gargalhada ao ler o post do Nelson sobre sua tentativa de contratar um serviço da Oi pelo Call Center. Bem-vindo ao clube, Nelsão! Não quer tentar na TIM ou na Net? :-)

    Comentário do Pô, meu!
    (Respondido no Muttley’s Blog)
    Minha experiência é farta Augusto. Já tive com TIM e Net, além da Vivo e Telefónica. Tenho um “case” com a área anti-fraude da Vivo que é de rolar. :-D

  • Isa disse:

    Ah, ninguém merece os serviços de atendimento!
    A boa vontade de quem te atende é NULA, e só existe um tonzinho de satisfação na voz do atendente quando eles nos transferem ou oferecem mais serviços.
    Deveria existir um SAC para os demais SACs.
    Beijos!

    Comentário do Pô, meu!
    Isa,
    Veja pelo lado bom. Quantas vezes um sueco terá a oportunidade de escrever um post com pinceladas de humor sobre o atendimento de um serviço público da Suécia? ;-)
    Beijos,
    Nelson

  • Agora temos que adivinhar coisas desse tipo… Para contratar um serviço de caixa postal não pode pedir por caixa postal, e sim Outros Serviços… O importante é que rendeu um post engraçado.

    Comentário do Pô, meu!
    Thiago,
    Eu comentava isso ali em cima com a Isa, pelo menos temos a chance de escrever um post em cima de uma situação de total non sense. ;-)
    Abração,
    Nelson

  • Eu estou em briga com a teleAfônica há quase um ano. Caí na besteira de cancelar um serviço e contratar outro. Seria mais fácil cancelar a linha telefônica e comprar outra…
    Mas sinceramente, acho que deve existir algum manual de telemarketing ensinando a fazer os consumidores se sentirem idiotas. Tem de ser proposital, não é possível.

    Comentário do Pô, meu!
    Enio,
    Você sabia que estou em uma lista negra dos call centers. Quando eles ligam para mim e descobrem que sou eu falando, quase desligam imediatamente. A quantidade de histórias das vinganças que faço com eles deve estar sendo escrita nos blogs deles. HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Abração,
    Nelson

  • Acho complicado julgar assim, o trabalho de um assessor de telemarketing é muito difícil e desgastante. O serviço é cansativo e estressante, as equipes são enormes e não é fácil motivá-las. O que temos que valorizar é que o tempo e a qualidade do atendimento das empresas de telefonia têm evoluído muito. a tendência é satisfazer o consumidor plenamente muito em breve. Pelo menos assim espero…

    Comentário do Pô, meu!
    Concordo completamente contigo meu caro Anderson!
    Eu é que incomodei o assessor de telemarketing.
    O grande bundão dessa história, depois de mim, foi o cara que configurou o sistema de atendimento. ;-)
    Abração,
    Nelson

  • Nelson, não é o caso de ser bundão ou incomodar. Se o atendimento não foi bom, alguém errou, óbvio, e nós tendemos a descontar no atendente, pois é ele que representa a empresa, é ele que se comunica conosco, é ele que escuta nossas insatisfações. Eu mesmo já falei de forma grosseira com alguns, é difícil manter a calma depois de explicar 4 vezes a mesma coisa para atendentes diferentes e não ter solução. Fora inúmeros outros erros, como ter que digitar seu código de cliente antes de falar com qualquer um, e ter que repetir o mesmo código para cada um dos 4 atendentes para os quais você é enviado. Mas o que quero dizer é que há um esforço para melhorar esses sistemas, eu percebo isso. Anos atrás eu sofria muito mais, a ponto de desistir de resolver situações por telefone e ir pessoalmente solucioná-los. Sei que pode ser bem melhor e acho que a melhoria no atendimento ao cliente é um ponto que tem evoluído muito no país.


    Comentário do Pô, meu!
    É verdade Anderson, também acho que evoluímos. Mas como estávamos tão atrasados neste tipo de atendimento ao consumidor que mesmo tendo evoluído ainda apanhamos muito. ;-)
    abraços e sucesso,
    Nelson

  • Paulo Corrêa disse:

    De fato, o comentário do Anderson faz todo sentido. Muitas vezes me dou conta de que o pobre do atendente nada mais é do que a pessoa errada na hora errada. Ele não tem culpa de ser desinformado e com nível cultural questionável. O maior e único responsável foi quem o contratou para aquele serviço, sabendo da pouca ou quase nenhuma qualificação dele para tanto, em absoluto desrespeito aos consumidores. Certa feita, com um atendente do Mastercard, depois de quase “entrar” pelo telefone aos gritos com o sujeito, repentinamente, pedi-lhe desculpas, pois me dei conta do que acabei de afirmar: ele era tão vítima quanto eu. Mas, convenhamos, o díficil é você manter o equilíbrio numa hora dessas…

    Comentário do Pô, meu!
    Paulo, tanto você quanto o Anderson estão certos. E acho que a possibilidade que a Internet tem dado aos consumidores de expressarem suas revoltas para o mundo através de blogs como o Pô, meu! está ajudando muito. Continuemos a reclamar do que for ruim!
    beijos,
    Nelson

  • Dayse Corrêa disse:

    Nelson, os dois textos sobre telefonema especial estão ótimos! Melhor ainda é ver que ambos demonstram a má qualidade de atendimento, apesar das situações completamente diferentes. Confesso que, em parceria com o Muttley’s Blog eu dei uma sonora gargalhada! Concordo com o Anderson quando ele diz que já melhorou muita coisa. REalmente, eu também já desisti do atendimento telefônico para me dirigir à loja, entretanto, ainda há muito, mas muito mesmo para melhorar. Já nosso irmão fez um comentário que nem sempre é o que acontece. Nem sempre o atendente é alguém desinformado e com nível cultural questionável. Talvez ele esteja, apenas, se vendo obrigado a seguir normas e regras, ou então, como vc diz no seu texto, ter que encarar o trabalho em um sábado à tarde por total falta de opção de outro emprego. Enfim, mas o que vale de tudo isso é que, em um sábado, início de noite, gargalhei com sua “odisséia da Caixa Postal”… Beijos e Feliz Páscoa brother!

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Dayse!
    O segredo é levar na sacanagem. Não, acho que não é bem isso. Enfim, que tal: fazer uma limonada com os limões que recebemos? ;-)
    Beijos,
    Nelson

  • Hérika disse:

    Pimeiramente queria dizer q eu me identifiquei muito com o nome do site … nao sou paulista…. sou mineira rss mas tenho um vicio de falar Pô, meu !!! vicio esse q minha mae detesta hauhau mas nao ligo … ja me zuaram muito com isso rs …. nao sei de onde peguei o vicio nao seu mesmo mas desde q me entendo por gente eh assim q eu falo rss talves pelo fato de nao gostar de palavrões entao todo motivo de estress de chamar atençao ele veio na mente rss ..

    Alem de me identificar com o titulo eu ameiiiiiiiii seu perfil haahuahuh bem criativo principalmente essa parte ate me fez rir :P

    Se você gostar, participe, será um prazer compartilhar a inteligência (OU A FALTA DELA) do nosso tempo. Por um carioca de nascimento e espírito, mas que virou também paulistano por opção. Pode? Pô, meu! Claro que pode.” Nelson Corrêa

    essa obs falta dela foi engraçada demais!!

    bom, mas voltando ao assunto do post meu …. é uma vergonha esses atendimentos e a qualidade de serviço dessas operadoras eu estou com um problema sério com meu telefone … minha cidade faz divida ( rio x minas ) entao como meu bairro eh proximo a minas mas afastado do centro da minha cidade q é estado do rio quando solicitamos o telefone eles coloram ddd 32 ( sem a gente pedir que fosse 32 ) agora 10 anos depois eles resolveram mudar o numero passar para o prefixo 22 ( noa q esteja errado o ddd 22 para essa area ) mas nao fomos nos q pedimos para colocar 32 … até ai blz erro deles mas a gente nem ta fazendo questao disso errar eh humano (tudo bem q demoraram 10 anos para ver isso rssss )… mas agora chegou cobranças de taxa disso taxa daquilo taxa de mudança de numero e um monte de coisas TAXA DE MUDANÇA DE NUMERO ? COMO SE NOS TIVESSEMOS SOLICITADO ISSO ?? :o … nos ligamos para la para resolver isso vc acredita q ninguem sabe dizer o q esta acontecendo ? ja explicamos a mais de 1000 atendentes essa situação dai eles pedem o numero antigo o numero novo a gente fica repetindo e eles nem sabe q resposta dá…. é um aburdo ja repetimos essa historia tantas vezes q agora desistimos de ligar e vamos ter q tomar medidas maiores

    cara nao sei onde esse mundo vai parar…!!

    sinceramente estamos muito chatiados com essa situação

    e eles nao querem cancelar o tel… mas pensa bem para q eu vou ficar com um tel 22 sendo q meu bairro é depende da cidade de minas vou ficar fazendo interurbano??

    afff

    beijos

    desculpa ae pelo desabafo

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Hérika!
    Você poderia até usar o Pô, uai! que estaria melhor adaptado à sua região. :-D
    Que bom a sua visita. Fique à vontade e pode desabafar sempre. Temos uma seção de ombro-amigo que é para essas coisas.
    Que bom que você gostou da discussão da inteligência da nossa era. Participe e ajude a formar esse pacote que tenho embrulhado para o futuro.
    Volte sempre.
    beijos,
    Nelson

Deixe uma resposta