Cuba Livre


imagem: Liberdade para os CubanosQuando gritávamos na década de 70 “Abaixo a Ditadura”, ou nos juntávamos para pedir eleições diretas, éramos nós contra eles. Hoje, é absolutamente claro para mim que o “nós” daquela época não era um grupo único, com os mesmos ideais ou mesmos sonhos de um mundo livre. Para mim, é mais claro que as águas que correm descendo o alto da Serra dos Órgãos, que eu não sou igual aos que, ao meu lado, gritavam comigo contra a ditadura militar. EU NÃO APOIO A DITADURA CUBANA. Muitos, daquele nosso grupo, apoiam o ditador Fidel Castro e a forma que ele e seu grupo de poder cerceiam a liberdade do povo cubano.

Já tratei desse tema aqui no Pô, meu! durante os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em 2007, quando atletas cubanos fugiram da Vila Olímpica em busca de escolher eles próprios, o seu destino. Coisa que para nós pode parecer banal, na ilha do ditador Castro, as pessoas não podem decidir suas próprias vidas. Não me perguntem o motivo, eles nunca explicaram. Nem os que os defendem aqui no Brasil. Os textos são: Nunca entendi por que é proibido sair, Cubanos em fuga e Mentira tem pernas curtas.

O que estes velhos velhacos não imaginavam é que a verdadeira revolução que eles sempre tentaram achar mas nunca souberam criar, nasceu no útero capitalista: a Internet. E essa revolução não é deles, e por enquanto, oxalá perdure assim, não é de nenhum outro poderoso. A Internet dá voz para todos. A Internet é instantânea. A Internet passa por barreiras que antes eram intransponíveis. A Internet iguala. A Internet nos junta.

Uma blogueira cubana, Yoani Sanchez, editora do blog Generación Y, lidera um movimento de liberdade para eles, cubanos que só querem se conectar, que só querem compartilhar, que só querem socializar suas experiências e seus conhecimentos com o resto do mundo. Mas não podem. A ditadura cubana não permite. Eles não têm acesso à Internet. O blog de Yoani não pode ser lido em Cuba, pelos cubanos, como diversos outros blogs dos novos revolucionários cubanos.

A luta de Yoani tem sido premiada em diversos lugares do mundo. Mas os Castros não permitem que Yoani saia do país, como qualquer um de nós faria se fôssemos convidados para receber um prêmio em outro país. Nem aqui no Brasil, deixaram a Yoani vir para o lançamento do seu livro. Hoje, um grupo grande de blogueiros por todo o mundo, junta suas vozes com Yoani Sanchez, Claudia Cadelo e muitos outros blogueiros de Cuba, gritando com força e bem alto:

Imagem: Liberdade para a Internet cubana

– Libertad de opinión

– Libertad de acceso a Internet

– Libertad para entrar y salir de Cuba

– Libertad de asociación

– Libertad para los presos de consciencia

– Libertad para Cuba



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta