Vergonha na cara

Caras de pau!Enquanto uns são grandes caras de pau, outros têm vergonha na cara. Quando será que aproveitaremos a globalização para aprender com esses envergonhados japoneses? Na segunda-feira, momentos antes de enfrentar um julgamento por estar envolvido em um escândalo por suposto uso indevido de dinheiro público, o sr. Toshikatsu Matsuoka, ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, com vergonha da lambança em que estava envolvido, cometeu suicídio se enforcando no apartamento funcional em que morava. Dizem as agências de notícias japonesas que pode ter mais roubalheira atrás dessa história.

Não sou a favor da ação limite, a morte. Mas gostaria que, ao invés de contar histórias da carochinha com a fuça bezuntada de óleo de peroba, nossos personagens públicos tivessem vergonha na cara, pelo menos para assumir seus erros, pedir desculpas, colocar o boné e largar o filé. Obviamente, se lá no Japão, o sr. Matsuoka soubesse que, independente da roubalheira, não seria punido; ou então, se a “pizza”, ao invés dos sushis e sashimis, fosse um prato tradicional do Japão, como é aqui, ele não teria se enforcado.

Certamente, se tivéssemos uma polícia e uma justiça eficazes, muitos de nossos políticos só não se enforcariam por falta de coragem.

Fontes: BBC Mundo e Portal G1

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta