Liberdade e responsabilidade de imprensa


Hoje o jornal O Globo publicou na seção Plantão, do Globo Online, que durante a visita que fez domingo passado ao prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, o presidente da Bolívia Evo Morales teria dito (aqui):

– Ainda estou tentando saber como se governa. Não me acostumo com a presidência. Às vezes penso que ainda sou um dirigente sindical.

Apesar de achar que o presidente da Bolívia é um despreparado, aja visto o time de ministros que ele escalou e as últimas ações desastradas já comentadas no Pô, meu!, desconfiei da notícia.

Até um pateta tem limites para sua estupidez. Como a nota do Globo não oferece a fonte, fui nos principais jornais e agências noticiosas do mundo, como: BBC, The New York Times, Le Monde, Le Figaro, El Pais da Espanha, France Press, jornais bolivianos e Colombianos, O Estado de São Paulo, e nada de encontrar a mesma notícia.

Pode ser que eu não tenha usado as ferramentas de busca com a habilidade necessária, pode ser que não tenha me dedicado com afinco nas buscas e leituras, mas pode ser também que só O Globo tenha conseguido este furo. De qualquer maneira, fiquei preocupado.

Se eu, aqui no Pô, meu!, escrevo uma bobagem qualquer, duas pessoas vão ler (otimista). Mas um dos maiores jornais do país não pode se dar ao luxo de publicar algo que não seja a verdade. Por isso escrevi ao O Globo pedindo esclarecimentos da origem da notícia. Espero que eu esteja completamente equivocado.

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta