Saturno

Anéis e a lua Dione - SaturnoMe impressiona a capacidade do ser humano de absorver tanto conhecimento e acumular tanta inteligência, enquanto nossa pobreza de espírito demonstra diariamente o quão despreparados somos como espécie. Ao mesmo tempo que somos alertados que estamos acabando com a vida neste planeta, conforme relatório (aqui) apresentado em Paris semanas atrás, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU (Organização das Nações Unidas), somos presenteados com fotos como essa acima, do planeta Saturno.

A missão que tira fotos muito melhores das que tenho habilidade de fazer, é uma cooperação da NASA com a Agência Européia de Espaço e Agência Italiana de Espaço. Chama-se Missão Cassini-Huygens em homenagem aos astrônomos europeus, o primeiro italiano e o segundo alemão. A nave Cassini está em órbita de Saturno há dois anos, mapeando com muito sucesso o planeta e seu ambiente (luas, anéis, etc) com o Probe Huygens.

Eles têm mais dois anos de missão, e a excitação da comunidade científica, é que nesta segunda fase a nave fará uma mudança de órbita que proporcionará conhecer partes de Saturno nunca dantes analisadas ou conhecidas. Como a tecnologia tem funcionado 100%, os objetivos de estudos têm se concretizado e muitas, mas muitas mesmo, informações novas têm sido captadas. E, se, por um acidente, a missão acabasse hoje, já teria sido um sucesso.

E aqui na base, temos o Bush no comando. Nem é preciso falar mais nada. Interessante é que por volta de 1971/72, eu garotinho ainda, escrevi uma redação no colégio sobre o homem ir a lua mas não conseguir resolver os problemas menores dele aqui na Terra. Concluía pedindo uma viagem espacial para dentro dele mesmo. Para mim, naquela época, viagem espacial era o sinônimo da perfeição. Queria até ser astronauta. As viagens e pesquisas espaciais continuaram evoluindo, mas infelizmente, ainda incapazes de se voltar para dentro de nós mesmos.

Veja mais imagens de Saturno aqui.

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

3 Comentários

  • Fantástico post Nelson!

    A foto é de encantar os olhos e o texto de questionar a mente.

    Além disso, compartilhar o fascínio pela astronomia e ter tido vontade de ser astronauta.

    Também vale dizer que concordo que o homem tem de fazer muitas reflexões sobre o mundo e sobre si mesmo e, principalmente, fazer mudanças de verdade.

    Você me inspirou.

    Abraços

  • Nelson disse:

    Bia,
    Acho que os mistérios sem respostas que estão além das nossas fronteiras, deixam qualquer menino fascinado. Mas a nossa realidade acaba puxando a gente de volta. O que realmente me preocupa é a distância que estamos tomando de nós mesmos. Somos capazes de trazer essas fotos de mais de um milhão de quilômetros de distância, mas somos capazes também de deixar uma menina de 13 anos paraplégica na troca de tiros em um assalto a banco em Moema.

  • Bia disse:

    Titã, a maior das luas de Saturno, pode ter um oceano em seu subsolo

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Bia,
    Esse tema é super excitante. Mas acho que aqui nesse nosso sistema solar não rola vida no nosso nível de (des)civilização. ;-)
    Abraços e volte sempre,
    Nelson

Deixe uma resposta