Jesus era judeu
- Por Nelson Correa
- 11 julho, 2007
- 26 Comentários
Para frustração do papa Ratzinger, Jesus nasceu judeu. Não sou a pessoa mais indicada para discutir religiões ou fundamentos teológicos da igreja católica, mas sou capaz de apostar que Jesus morreu judeu. Ok, concordo que ele era um grande dissidente, mas nunca li em nenhuma página da Bíblia (sim, já andei lendo a Bíblia) ou em qualquer outro lugar (mesmo na Internet), que Jesus fundou a igreja católica.
Defendo uma tese que garante que enquanto existir nacionalismo e religiões, existirão, obrigatoriamente, guerras também. Li hoje na Folha de São Paulo que o Vaticano, sob o comando do papa Bento XVI, na pele e cabeça do cardeal alemão Joseph Ratzinger, reafirma que: “a Igreja Católica é a verdadeira e única igreja de Cristo” e declarou também “que as igrejas protestantes não podem ser chamadas de igrejas.”
O Jesus que conheci e até mantive uma relação de fã com ídolo na adolescência, e que tirei nos ensinamentos Dele diversas bases para a formação do meu caráter, não é o mesmo do sr. Ratzinger e dos “corocas” do Vaticano. O meu é pai e não o padrasto mau, é década de 70, Superstar, e certamente, convidaria o Ratzinger para juntar-se à mesa com Ele e outros como Buda, Moisés, e Maomé, para ensinar-lhe que igrejas, são coisas dos homens, nunca dos deuses.
E tenho dito!
Jesus sentou-se com os pares, com os que eram ignorados, com os perseguidores. Ele ouviu.
Muito diferente, uma outra pessoa.
beijos
Comentário do Pô, meu!
Olá Sandra!
Enquanto houver tanta ignorância, alguns homens tentarão moldar a história para que o futuro seja feito à vontade deles. Pelo fim das trevas da ignorância! Pela luz do conhecimento! :-)
Obrigado pela visita e comentário.
Abraços e sucesso,
Você tá tão cego como todos os ceguinhos que jesus curou juntos.
Abra os olhos irmão
HA! AGORA ME LEMBRO, JESUS ERA REALMENTE JUDEU, E OS JUDEUS MANDARAM MATA-LO E AGORA DIZEM QUE FORAM OS ROMANOS E OS ROMANOS… E SEMPRE ASSIM UM DIZ QUE FOI O OUTRO, O OUTRO DIZ QUE FOI O OUTRO, O OUTRO DIZ QUE FOI O OUTRO, O OUTRO DIZ QUE FOI O OUTRO… OH! MEU ACORDA QUEM MATOU FOI OS NOSSOS PECADOS, E COMO AINDA NAO BASTASSE, AINDA O CRUCIFICAMOS COM NOSSAS ATITUDES.
Yeshua , é judeu .. totalmente judeu .. ELE não é este cara com uma ropa branca e uma tualha vermelha .. este aii é o hercoles , heroi de roma e da grecia , não o REI dos judeus como YESHUA foi chamado , YESHUA era e é até hoje um judeu , ELE é o rei dos judeus , acho q a maioria das pessoas devem estar achando estranho um judeu dizendo q YESHUA é o MASHIACH …
sei eu sou judeu e reconhesso q YESHUA é o meu rei e o meu MASHIACH … e o YESHUA q eu conhesci é um judeu .. É um exemplo de judeu .. e ELE é um rabino , observe como nicodemos o chamou , nicodemo o chamoou de rabi , ele era e é um rabi …
ELE cumpriu todos os mandamentos da torah .. E em ipotese nenhuma aboliu algum deles …
sou muito mais YESHUA do q o papa ….
eu sigo YESHUA e não o nazismo e o anti semitismo de papa …
espero q as pessoas pensem como o eduardo o cara do depoimento de sima q diz q YESHUA morreu pelos nossos pecados pelas nossas transgresões … igual o profeta isaias disse : e foi ferido pelas nossas transgreções …
shalom aleichem !!!
Comentário do Pô, meu!
Diego,
Seu comentário só enriquece este nosso espaço.
Obrigado por vir aqui.
Shalom,
Nelson
A Paz a todos ! sim eu concordo com o Diego e com o Eduardo,também YESHUA pq toda a Biblia diz dele antes da sua vinda ele é o Messias o filho de do deus vivo. e graças eu dou a Deus pq haverá um dia o dia do Juizo e todos poderam ver e crer que YESHUA é o Cristo Vivo e maravilhos padecer por amor a ele. a paz a todos.
Comentário do Pô, meu!
Oi Jeozane,
Obrigado por ter passado aqui e enriquecido este tema.
Mais do que qualquer dogma de religiões, a união se dará através da religiosidade.
Volte sempre, sinta-se em casa.
Abraços e sucesso,
Nelson
Yeshua e seus discípulos, judeus zelosos da Torá
Escrito por Marcelo M. Guimarães
Há um tremendo engano por parte dos leigos e, até mesmo, por parte da comunidade judaica em geral, que pensam que Yeshua e seus discípulos inventaram um “cristianismo” contrário aos princípios do judaísmo, em específico da Torá, das tradições e dos costumes judaicos. Isto nunca foi verdade e eu não sei de onde eles tiraram essas falsas afirmações.
… continua em Yeshua era judeu.
Caro Marcelo,
O comentário que você me enviou mereceu um artigo específico para ele, muito obrigado.
Infelizmente nosso contato ficou “quebrado”, já que horas após a publicação do artigo com seu comentário o Pô, meu! foi tirado do ar por crackers. A base de dados foi apagada, mas consegui recuperar praticamente tudo. Agora estou de volta e queria te agradecer pelo texto.
Obrigado.
Abraços e sucesso,
Nelson
Olá a todos..
Creio em jesus como salvador da humanidade, pois ele nunca quis ser superior a Deus, apenas é o intermediário entre nós e Deus.
Digam o que quiser só sei que quando mais precisava me apeguei nos ensinamentos e comecei a ter as soluçôes das coisas que me angustiavam.
Olá Oseias,
Independente do caminho que você usou, ter transformado, para melhor, a sua vida, é muito legal. Parabéns!
Abraços e sucesso,
Nelson
meu deuss enaqunto vcs se preoculpam com isso,a pessoas precisando de comida,teto,amor carinho,,assim vcs estrestecem o onosso salvador criando contendas uns com os outros,,,sabe jesus é cristo que morreu por todos nós tanto judeus como,qualquer outro e ele é o filho de deus e pronto! ele vai im julgar a todos ai vc saberao quem é quem pronto! e se preoculpam de orar e ter a salvaçao garantida ,,agora digo uma coisa a igreja romana de jesus cristo elea nao é..
Oi Elisangela!
Aqui ninguém está criando contendas não, só estão todos, praticando o saudável hábito de debater. :-)
Acho que ninguém iluminado pode ficar triste com o debate, afinal o debate leva à luz. ;-)
Por fim, só orar garante a salvação? :-\
Abraços e sucesso,
Nelson
[Comentário removido por estar sendo “gritado” e não “falado”. Na Internet (aqui), CAIXA ALTA = GRITAR].
não tenho religião .. creio em deus como nosso pai , criador , justo, bom, misericordioso, que nos ama e nos ilumina , que nos deu o dom da vida para aprender o valor do amor . jesus não é deus , é filho dele , assim como eu e você . gosto de pensar em jesus como um irmão mais velho, um mestre, um professor , alguém em quem se espelhar,, talvez o mais corajoso dos homens, um grande profeta que deixou para a humanidade ensinamentos divinos .. , foi uma alma iluminada , uma estrela que veio brilhar na terra , para o avanço da humanidade
Oi Profeta,
Acho que se todos que brigam para provar que suas religiões são melhores ou os únicos caminhos, praticassem o que você descreveu no seu comentário, o mundo seria muito melhor. ;-)
Obrigado pela visita e por ter nos deixado a sua opinião.
Abraços e sucesso,
Nelson
jesus nao e um irmao mais velho ele e deus como disse la em
joao no primeiro capitulo no principio era deus e estava com deus e era deus nada do que foi feito nao seria feito se nao
fosse jesus que tbm e deus jesus compoe a trindade pai ,filho ,e espirito santo fiquem na pas do senhor
Sobre este assunto, se Jesus era judeu ou não, já correu rios de tinta e muitos debates. Há séculos de polêmica e nenhuma resposta fácil.
Pelo pouco que sei e juntei: sim, Jesus se via como judeu. Mas os problemas começam com a interpretação de onde nasceu, Em Nazaré (na Galiléia) ou em Belém (na Judéia) ? Há polêmicas sobre o local certo. Se foi em Belém, era judeu e ponto final! Se foi em Nazaré, como muitos judeus e outros não-judeus afirmam, então era Galileu, o que quer dizer o seguinte: os galileus se viam como judeus, mas para os da Judéia os galileus eram gentios que se diziam judeus. Seguiam uma versão deturpada, não escrita da Lei de Móises. Além disso, a Galiléia em tempos anteriores a Jesus tinha sido colonizada por povos vindos de outras regiões do Império Assírio (que dominou a área da Galiléia e Samaria por gerações). Portanto, para os judeus de Judá ou Judéia, os galileus, assim como os samaritanos, não eram puros judeus, além de misturarem rituais pagãos com judaísmo. Enfim, se tomarmos este último entendimento, Jesus não era judeu, muito embora ele provavelmente se achasse um. Estas duas versões (Jesus judeu ou não) trouxeram conseqüências enormes para os judeus mais tarde.Mas isso é uma outra história!
Concordo com o posicionamento do autor da matéria. Jesus, demonstrou o caminho a seguir. Acho que o Sermão da Montanha é a base de suas idéias. Tudo o mais, após Paulo de Tarso, foi o homem quem produziu na tentativa de criar uma ordem… uma organização. Lutero, quando se rebelou, o fez pelo desmando existente na época. A separação ocorrida formou apenas mais “igrejas”, que tenham o nome que possuam, católicas, ortodoxas, ou protestantes, são as igrejas formadoras da “Religião Cristã”, termo que acabou banalizado pela ignorância sacerdotal de seus representantes e dessa forma intensificada por seus fiéis. Somos todos irmãos! Nada justifica a guerra verbal, as ofensas entre nós… não foi esse o ensinamento deixado por Cristo.
O Criador ele é perfeito, não existe qualquer literatura ou ações humanas que podem ofuscar seu poder. Jesus ou Yeshua, não trouxe religião e sim um modo de vida simples e de sacrificio para que os de corações contaminados (com as coisas mundanas) pudessem mudar, Israel foi escolhido tenho por mim, Yeshua(Jesus) ao falar das coisas celestes não puxou a glória para sí ,e, sim ensinou aquele que aceitar, a dar honra ao criador… Ele nasceu judeu sim e não há problema nisto, álias nunca vi uma familia ser tão abençoada quanto a judaíca, pois o senhor os ensinou de perto. ( não escrevo isso para mudar opniões mais para mostrar oque acho, e tento seguir…)
paZ A TDOS !
Yeshua é um, é o Rei dos Judeus. Nasceu judeu, glorificado entre os louvores de Isarel.
Que bom ler coisas assim. A família judaica é mesmo abençoada!
Israel*
Por tudo o que pregava e por seu próprio exemplo de vida, Jesus nunca foi judeu. Esse “titulo” Ele recebeu como ESCÁRNIO, de quem, (o covarde Pilatos),em nome dos judeus, mandou crucificá-Lo. “Jesus, rei dos judeus” foi apenas mais uma humilhação,que Pilatos impôs a Ele, além dos flagelos e da crucificação.
Tudo isso fica fácil de se entender a partir da história da formação geo-política e dos povos que habitavam aquela região.
Uma vez que, a partir da inscrição (Jesus, rei dos judeus,feita por Pilatos para humilhá-Lo ainda mais, começou-se a crer que Ele era judeu, e a acreditar que póssuia tez clara, olhos azuis e cabelos castanhos cacheados, ao contrário do povo que havitava a Galiléia e a Samaria – Jesus tinha tez escura, olhos pretos e cabelos pretos e lisos.
Sou católica, tanto faz Jesus ser judeu ou não, para mim
não modifica nada. Ele é o nosso salvador, filho de Deus Pai, que morreu na cruz para a nossa salvação. Creiam nisso
e ponto final!
Gosto muito da cultura judaica embora não tenha nascido um, é impressionante e me orgulharia de ser.
Que Jesus deixou uma igreja no mundo é fato:
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (São Mateus 16,18)”
Nos Católicos acreditamos que é a nossa igreja por causa do contexto histórico:
1 – A sucessão papal, era costume dos apóstolos eleger um sucessor após seu falecimento, temos como exemplo na Bíblia a escolha de Matias para o lugar de Judas e a sucessão do lider da Igreja, Pedro acontece até os dias atuais com a escolha do PAPA (sigla que significa Pedro Apóstolo Principe dos Apóstolos)é o chamado Sagrado Magistério da Igreja (São mais de 2.000 anos de sucessões e a igreja tem toda a linha sucessória de Pedro até Bento XVI);
2 – Os documentos históricos em poder da igreja, que pode ser encontrado em livrarias católicas também( pena que muitos ainda não tem tradução para o português)é a chamada Sagrada Tradição. (São mais de 2.000 anos de documentos históricos);
Muitos dizem: “Na bíblia Jesus não diz que o nome da Igreja é Católica.”
Claro que não, o nome só veio muitos anos depois por que graças aos apóstolos conduzidos pelo Espírito Santo a Igreja se tornou Universal por isso batizaram a Igreja de Cristo com o nome de Católica que significa UNIVERSAL.
Outros dizem: ” Mas Jesus era Judeu.”
Claro que era, Ele nasceu de Maria na cidade de Belém na descendencia de Davi, não tinha como não ser Judeu, e a Igreja Católica nunca ensinou o contrário. A nova Aliança de Jesus era inicialmente para os Judeus, mas foram eles que “rejeitaram a pedra angular”.(conf. Mc 12, 10)
Agora, caros irmão de todas as religiões e ateus isto é uma questão de fé, ninguém é obrigado a acreditar, tudo isso é doutrina da nossa Igreja e a religião Católica não obriga ninguém a acreditar.
Se você é protestante e não acredita, tudo bem, seja feliz com sua fé e seja um bom cristão;
Você é budista, islâmico ou qualquer outra religião e também não acredita, tudo bem, seja feliz com sua fé.
Você é ateu e não acredita em Deus? Tudo bem, seja um ser humano bom.
Com tantos problemas sociais no mundo, pessoas passando fome, violências, mortes… e nós preocupados se Jesus era Católico, Judeu ou protestante.
O que ele realmente quer que nós façamos é enchergar no irmão a sua face seja ele católico, protestante, ateu budista, islâmico, Indú, para que depois não ouçamos da sua própria boca no “Dia do Senhor”:
“Eu tive fome e não me deste de comer,
tive sede e não me deste de beber,
estava nu e não me deste roupas para vestir”
A Paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos.
Jarbas
Jesus abre os olhos para quem pede, mas aqueles que se negam a enxergar, continuam cegos pelo livre arbitrio q Deus concedeu a cada um de nós… Mas no dia marcado, na hora marcada, as escamas cairão…Mas Jesus era judeu mesmo… A Mãe dÉle, São Jose , Seu Pai adotivo, isso qquer criança sabe. Grande descoberta!!
Quando iniciei minha pesquisa diletante acerca da origem do cristianismo, eu já tinha uma ideia formada: nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade. É isso o que a nossa cultura espera de nós, pois não gosta de indiscrições. Como o mundo não havia parado para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus? Ao comentar o livro “Jesus existiu ou não?”, de Bart D. Ehrman, exponho algumas das conclusões a que cheguei e as quais o meio acadêmico, de forma protecionista, insiste ignorar.
http:// cafehistoria . ning . com /profiles/blogs/paguei-pra-ver