Blog Action Day… qual a força dos blogs?

Pode um blog ser uma ferramenta engajada em prol da sociedade? Talvez pelo casal talent-estadão não. Mas não existem só babacas ou macacos amestrados por trás de blogs. Eu particularmente (já escrevi isso dezenas de vezes, estou ficando repetitivo… estarei me tornando um babaca ou um macaco amestrado?), mas retomando, eu particularmente ainda não sei para onde vamos, e muito menos a força que os blogs têm. Tá certo, alguns blogueiros não são nada babacas e estão aproveitando para faturar o leitinho das crianças, apesar de, possivelmente, também não saberem onde isso vai chegar.

Ainda estamos experimentando e, quem sabe, os blogs possam, efetivamente, ser ferramentas em prol de movimentos coletivos e positivos pelo bem estar da sociedade global. No último dia 15 de agosto, uns caras super engajados da blogosfera internacional, com o apoio de vários blogs campeões em visitação, lançaram o “Blog Action Day 2007”. A idéia é unir milhares de blogs pelo mundo, para que todos juntos, no dia 15 de outubro, escrevam sobre o meio ambiente.

Em uma semana, já somos mais de 2.000 blogs que aderiram, com um total de mais de 1 milhão de assinantes de “feeds”. Somos, porque o Pô, meu! entrou nessa também. Uma opção à publicação de um post, é doar o faturamento do blog no dia 15 de outubro para instituições ou ONGs envolvidas na luta pela preservação do meio ambiente do planeta Terra. Como não faturo nada, ou quase nada, vou escrever. Ok, muitos de vocês devem estar pensando: – o cara vai trocar seis por meia-dúzia, não fatura nem escreve decente, dá no mesmo. Mas continuo tentando. ;-)

Para entender melhor o movimento, visite o Blog Action Day. Veja quem são os responsáveis pela idéia e visite os sites deles. Eu mesmo assinei os feeds que ainda não estavam no meu agregador. Estes são todos os participantes até o momento que escrevi este post, e já tem muitos blogs em português que estão envolvidos.

Vai ser uma experiência interessante. No mínimo, ao unir tantas vozes no mesmo tema; ensinando, protestando, reclamando, conclamando, etc, algo de positivo ficará retido e sobrará como resultado para melhorar a consciência média dos habitantes deste planetinha. Dia 15 de outubro de 2007, o Blog Action Day.

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

3 Comentários

  • Sandra Leite disse:

    Adorei a idéia de doar recursos para ONGs…
    Muito boa Nelson!

    Comentário do Pô, meu!
    Bom, como o faturamento aqui é muito baixo, aliás, baixíssimo, é melhor participar escrevendo. Se eu chego em uma ONG para oferecer menos de um dólar como doação, vão acabar me perguntando se não vai fazer falta para o ônibus da volta. :-)
    Sem contar, que ultimamente tem estourado (baixinho é verdade, mas estourado) uns casos de ONGs que deitam e rolam com o dinheiro público. Acabou virando uma forma de mamar nas tetas do poder público. Obviamente isso não tira a seriedade de centenas de ONGs feitas por gente séria. Mas respinga desconfiança para todas. Lamentável. Quantas são as ONGs que oferecem suas contas abertas na Internet? Fiquei curioso. ;-)
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Sandra Leite disse:

    Bom, é fato que existem escândalos nas ONGs. Triste, mas fato.
    Assim como nas empresas, escolas, condominios, igrejas, etc.
    Não é privilégio das ONGs .
    Existem ONGs que colocam seu relatório anual de arrecadação e investimento abertamente na internet .
    Pode acreditar ;)
    É só pesquisar.
    Mas continuo achando a sua idéia boa..a idéia foi sua ,viu? (imagina uma captadora de recursos perdendo esse gancho?) :-D

    see you

    Comentário do Pô, meu!
    Você sabe o que me deixa louco nessa história de escândalos financeiros? É que sempre que a grana não tem um dono claro, neguinho (e branquinho também… para ser politicamente correto) adora meter a mão. Vai ver o que acontece quando se desvia dinheiro de empresa privada. Dá cadeia! Mas veja o dinheiro do governo – nosso dinheiro – estão sempre mentendo a mão nele descaradamente. Se pelo menos aqui a gente punisse, mas nada… Aproveito o embalo e lembro a onda de transparência no vácuo de SoX que as empresas privadas no mundo todo estão tendo que se encaixar. E o poder público, por que não? E as ONGs também, por que não? ;-)
    A idéia da grana não foi minha, foi dos maluquinhos que criaram o Blog Action Day. ;-)
    Bye
    Nelson

  • iLustre disse:

    Tudo é válido quando se é para um mundo melhor. Pode ser utopia, mas se ouver muita força vindo de musica, televisão, jornais e mesmos dos blogs a “coisa” pode andar e quem sabe se tornar realidade. Aplica-se a parábula que uma amiga me contou, sobre o Beija-flor. A floresta estava em chamas e todos os animais correndo e se lamentando. Enaquanto o beija-flor ia até o riacho, bucava agua com seu bico e despejava sobre a grande queimada, então o Leão lhe pergunta: Beija-flor, sua atitude é em vão, é muito pouca água para um incendio tão grande. Então o beija-flor lhe responde: “Leão, eu estou fazendo a minha parte, se todos fizessemos poderíamos apagar todo fogo !!!

    Precisa dizer mais nada né? Cada um faz o que pode. Quando eu puder farei da minha maneira tbm !!!

    Abraços Nelson!!!

    Comentário do Pô, meu!
    iLustre,
    Tô contigo e não abro. Mais do que participar do Blag Action Day, me proponha a assumir alguma atitude no meu dia-a-dia que seja diferente do que faço hoje, e que venha contribuir, mesmo só com um pouquinho, para melhorar a qualidade do meio ambiente.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

Deixe uma resposta