Geek ou Nerd, também tenho a minha cota

Se você usa computadores mas não gosta deles, embora goste do que eles são capazes de lhe oferecer, talvez esse post e sua dica não sejam para você ler. Eu gosto deles, e compartilhar descobertas é um prazer. Meu primeiro computador, se é que se poderia chamar aquilo de computador, foi meu presente de aniversário no ano de 1983, dado pela minha mulher. Só não comprei um antes porque estávamos fazendo muitas despesas com a proximidade do casamento (1982). Naturalmente, a prioridade dele no novo orçamento compartilhado baixou bastante no primeiro momento.

Por conta desse relacionamento tão antigo, e por ter aprendido tudo que sei (não é muito) sobre eles, sozinho, é que acho que eu poderia ser eventualmente classificado como geek ou nerd. Antes de mais nada, não chame um geek de nerd e vice-e-versa. Mas eu não ligo para rótulos. Para entender melhor a diferença, vá ao Google e escreva no espaço para busca o seguinte: define:geek e clique pesquisar. Depois repita o procedimento com define: nerd. Não conhecia? Gostou? Experimente outras palavras! ;-)

Ultimamente tenho pensado que a experiência com o Blog tem sido interessante. É legal escrever algumas coisas que penso para reler no futuro, ou para que meus netos, um dia, quem sabe, possam ler e me conhecer um pouco mais. Além de ser relaxante e expor meu lado exibicionista. Por conta disso, eu gostaria de melhorar a ferramenta de comunicação – o blog – pois forma e conteúdo do texto não tem muito jeito de melhorar.

Comecei a pesquisar as opções disponíveis na web. Testá-las, me cadastrando em todos os provedores e criando blogs online não era o que eu queria. Isso além de dar muito trabalho, ainda acabaria criando lixo na Internet. O jeito seria instalar as melhores opções no meu próprio computador, e ir testando, alterando, inventando, enfim, descobrindo o melhor formato para colocar no ar em janeiro/2007, quando o Pô, meu! fizer um ano.

Grande idéia! Mas para isso, eu precisaria baixar e instalar alguns softwares grátis e famosos, que dessem ao meu laptop a característica de um servidor web. Lá fui eu buscar o Apache, o mais conhecido e usado programa para servidores web, usado para disponibilizar páginas www. Baixei também o PHP, que é uma linguagem de programação utilizada para gerar conteúdo dinâmico na Web. Por último, fiz o download do MySQL, um programa de banco de dados, indispensável para guardar muitas informações. Tudo free. Tudo na última versão.

Uma rápida leitura de como instalava cada um dos programas e parti para ter meu próprio servidor web para testar tudo que eu quisesse sem precisar estar na Internet. Tudo instalado e… mensagem de erro. Não funcionou. Droga, alguma coisa saiu errado. Constatação nerd, ou geek. Parênteses – se eu fosse 100% nerd ou geek virava a noite tentando achar a solução.

No dia seguinte, voltei para o Google e busquei alguns tutoriais sobre como fazer funcionar o Apache + PHP + MySQL em um ambiente Windows XP. Olha um, olha outro… ei, esse tutorial parece interessante. Está bem escrito e com muitos detalhes. O problema é que é antigo, tem quase dois anos, e as versões dos softwares estão desatualizadas. Para fazer igualzinho ao que estava descrito, novamente no Google busquei os softwares nas mesmas versões do tutorial.

Todos eles baixados. Instalação pelo tutorial. Passo-a-passo. E no final… mensagem de erro. Porra, o tutorial do cara não tem uma linha sobre eventuais erros, nem como reconhecer o que pode ter dado errado. Esse cara é um nerdão mesmo! Segunda desinstalação e limpeza dos pedaços que sempre ficam no HD.

No dia seguinte, Google novamente. Ei! O que é isso? Isso é gozação! Isso não pode existir! Foram as primeiras interjeições que pensei quando achei um tal de WOS – Webserver On a Stick, que é um software que já te oferece o Apache + PHP + MySQL tudo junto, prontinho para usar. Algo como ter seu servidor web indolor, sem necessidade de prática ou habilidade, em um pen drive. Inacreditável!!! Não precisa instalar nada, e você pode levar seu teste de blog para qualquer computador. Pode ser usado no HD também.

Essa dica é show! Os caras que desenvolveram essa pequena maravilha são uns alemães de uma empresa chamada CH Software e são encontrados aqui. Esses malucos são muito mais que geeks ou nerds! Eles são, verdadeiramente hackers.

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta