Fórmula-1, vai começar a temporada 2009


Brabham Martini BT44 de José Carlos PaceEu tinha uns 16 anos, tinha acabado de entrar para a Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca (atual CEFET-RJ). Um dia, de bobeira, deitado no sofá do sótão, ouvindo provavelmente progressive rock, talvez Pink Floyd, mas poderia ser um clássico rock n’roll do The Who, não importa. Eu estava em alfa olhando um dos vários (muitos) pôsteres das paredes. Bem na minha reta de visão, estava um pôster da Brabham Martini BT44 de José Carlos Pace no final de uma reta. Eu, apaixonado por carros de corrida, estimulado pelo início do curso técnico de mecânica, imaginei, “brilhantemente”, que seria um diferencial competitivo fantástico, se aquele aerofólio (asa) traseiro pudesse ser controlado pelo piloto. Aumentando ou reduzindo a pressão aerodinâmica em função da necessidade do momento da corrida. Depois de alguns dias de excitação pela descoberta, veio a frustração de saber que alguém (talvez milhares) já havia pensado nisso e era proibido pelo regulamento da Fórmula-1.

Você, caríssima leitora, caro leitor, que não gosta dos meus papos de F1, eu sei que existem, não vá embora, sugiro ler o post Quanto vale um link que está me surpreendendo, e desde que recoloquei o blog no ar, é o segundo mais acessado. É de 22 de março de 2007, tem 31 comentários e pode ser acessado aqui. Quem não está nem aí para blogs, esse sobre sotaque carioquês e paulistês também é bom.

Voltando ao tema. Para a gente poder discutir e quebrar o pau quando eu publicar algum post sobre as corridas do campeonato de 2009, vamos dar uma nivelada no conhecimento sobre as novidades e, como são as novas regras para esse ano. Estão prontos? Então vamos!

KERS

Cara, essa é uma novidade prá lá de interessante. KERS quer dizer em inglês, Kinetic Energy Recovery Systems, traduzindo: Sistema de Recuperação de Energia Cinética. Na essência, KERS é um dispositivo que acumula energia nos momentos de frenagem para ser usada durante a aceleração. Aos velhos amigos da aviação, funciona como uma Roda Livre (Flywheel) dos helicópteros.

Esse dispositivo deve oferecer uma potência extra entre 8HP e 10HP, com duração de aproximadamente um pouco mais de 6s. Como isso vai funcionar? O piloto, em qualquer momento, pode apertar um botão que acionará o KERS para despejar a energia cinética acumulada, dando ao carro uma potência extra, que certamente será usada em duelos de ultrapassagem, seja na defesa ou no ataque. Mas isso só poderá acontecer uma vez em cada volta.

MOTOR

Cada piloto poderá usar até 8 motores durante o campeonato de 2009, que terá 17 corridas. Quem precisar usar mais que isso, será penalizado em 10 posições na largada. Ou seja, no modelo ideal, 7 motores serão usados em 2 corridas e 1 motor será usado 3 vezes.

Não será necessário usar o motor em corridas seguidas, pode usar da forma que melhor atender aos objetivos do piloto e equipe. Pode-se usar 8 motores diferentes nas 8 primeiras corridas, ou ir usando um motor a cada duas corridas e na última, escolher qual deles será usado pela terceira vez. Enfim, como usar esses 8 motores, é uma decisão exclusiva de pilotos e equipes.

CAIXA DE CÂMBIO

Deverão durar quatro corridas seguidas, se for preciso trocar antes, o piloto perderá 5 posições no grid de largada na corrida que for feita a troca antecipada.

PNEUS

Além de poderem usar novamente pneus slick, aqueles completamente lisos, nada mudará. Poderão trocá-los quantas vezes cada equipe quiser, ou quantas vezes cada equipe precisar.

Também não muda o obrigatoriedade de usar os dois tipos de compostos em todas as corridas: duro-macio, mais_duro-duro, mais_macio-macio ou qualquer que seja a combinação oferecida para todas as equipes em todas as corridas. Se trocarem 5 vezes os pneus, em pelo menos uma das vezes, é obigatório usar um jogo de composto diferente (ex.: 4 vezes pneus macios, uma vez pneus duros)

Mas a Bridgestone (fabricante único para todas as equipes) está preparando uma surpresa para 2009, pelo menos ela tem avisado que os dois tipos disponíveis para cada corrida esse ano, terão performances bem diferentes. Vamos ver se isso será verdade.

AEROFÓLIOS DIANTEIROS

Cada piloto poderá alterar a posição da asa dianteira em até 6 graus de inclinação por duas vezes em cada volta. U-hu! Eu estava um quarto de século a frente do meu tempo.

A primeira corrida será no dia 29 de março, ainda faltam 9 longas semanas, mas pelo visto, este tem a chance de ser um dos melhores campeonatos da F1 moderna. Pilotos excelentes e motivados, sendo cada vez mais, os responsáveis, de dentro do cockpit, pelos seus resultados (salvo fiscais roubando a favor da Ferrari ou mecânicos italianos jogando pelo ralo pontos cruciais para pilotos ferraristas).

Só quero que a TV esteja preparada para nos mostrar quando cada piloto acione o KERS ou mova seu aerofólio dianteiro. O ideal seria sabermos também, quantas corridas cada motor já foi usado, pelo menos ao final da prova. Mas o melhor de tudo, tenho certeza que ainda não acontecerá: o locutor da tv deixar de ser menos ácido e excessivamente crítico, contra um certo “Member of the Most Excellent Order of the British Empire“. Certamente, futuro Cavaleiro do Império Britânico
:-D

P.S.1) Eu leio diversos blogs brasileiros e outros tantos estrangeiros sobre Automobilismo, mas os de leitura obrigatória e super bem conduzidos são o Blog do Capelli e o Velocidade. Se gostam de corridas, vale assinar o feed.

P.S.2) Para quem domina o idioma de shakespeare, vale ver esse vídeo explicando como vai ser o KERS da Fórmula-1. Clique Youtube.



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta