Acesso a tudo. Excesso de tudo. Blooks

O domingo de muito sol, mas de temperatura ainda longe do inferno de verão, me convidava para uma bela caminhada pelo Aterro do Flamengo ao longo da Enseada de Botafogo. Mas hoje, mais que o tratamento para o corpo, a vizinhança me oferecia também alimento para o espírito. E o destino após 50 minutos de caminhada foi o Instituto Cultural Oi Futuro.

Eu ainda não conhecia o Oi Futuro. Em oito níveis (semi-andares), pode-se ler jornais, livros e revistas e ouvir música no Nível 1, ou acessar a Internet e matar a fome no Bistrô Conexão do Nível 8. Entre eles, a programação de setembro, por exemplo, reserva eventos de: artes visuais, cinema, dança, fotografia, música e teatro adulto e infantil. Também poderá ser visitada até 30 de setembro, a exposição multimídia “Blooks – Tribos & Letras na Rede“. Foi essa que me levou lá hoje.

A exposição, idealizada pela professora e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda, que convidou para curadores Omar Salomão e Bruna Beber mostra como é forte a produção literária na Internet. Prosa, poesia e quadrinhos brotando de mentes inquietas e livres para criar, independente de uma editora para publicar.

Blook, um anglicismo que junta blog com book, é uma mostra em um espaço até pequeno para quem se acostumou com os espaços de São Paulo. Mas que capta um momento muito rico e transformador para a produção literária. Vale investir pelo menos uma hora para visitar as sugestões oferecidas. Sugiro você levar algo em que possa registrar os endereços de blogs mostrados, eu não levei, mas voltarei para anotar.

Antes de ir, vale ler a apresentação da mostra escrita pela Bruna Beber, que postou no Blog de Guerrilha quais eram os objetivos que nortearam a montagem. O blog Desfio também fez uma apresentação muito boa da mostra. Cariocas, moradores e visitantes do Rio, é grátis, o local é prá cima, metrô ao lado e só acontecerá até o dia 30 de setembro. Vá lá! Não, o Pô, meu! não está entre os blogs apresentados.  ;-)

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.
Tags: , ,

Deixe uma resposta