Vinho ou suco de uva?

Li recentemente um texto que vem circulando em listas e blogs, que mostra as virtudes do vinho para o coração. Todavia, para que os seguidores de Baco não fiquem muito empolgados, o vinho tem álcool, e este, em excesso, faz mais mal para a saúde do que o vinho pode fazer bem. Como o suco de uva também tem estas propriedades e não contém álcool, seria a solução ideal. O trabalho foi a tese de doutorado na USP da Dra. Silmara Regina Coimbra, orientada pelo Dr. Protássio Lemos da Luz. A tese foi apresentada em 2002 e publicada no Brazilian Journal of Medical and Biological Research em setembro de 2004. Como vêem, nada novo, acabamos de entrar em 2007!

A Internet tem coisas interessantes, né? Ela nos força a reavaliarmos muitos conceitos, pois o que funciona perfeitamente no mundo tradicional, no mundo digital pode ser absolutamente diferente. Nela encontramos também o que chamarei de notícia pseudo-nova.

O ser humano passou séculos se organizando e organizando a divulgação da notícia. Entendeu inclusive que, em determinado momento, controlar essa divulgação era uma das formas de poder. Aí vem a Internet e, em pouco mais de uma década, muda todo esse status. A notícia circula com velocidade incontrolável. Mas como está desorganizada, uma notícia pode circular diversas vezes, sempre parecendo que é nova. Mas a Internet também nos deixa pesquisar, e eu fui pesquisar a notícia.

O segredo é a uva de casca vermelhaApesar de não ser novo, o assunto vinho & saúde é muito interessante, principalmente para quem teve dois infartos, três stents e gosta de vinhos, não necessariamente nessa ordem. E o segredo são duas substâncias encontradas na uva: o resveratrol e os flavonóides. O primeiro é responsável por eliminar as plaquetas que provocam coágulos e entopem as artérias. O segundo é um grupo de antioxidantes, que inibem a formação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento das células e, por conseqüência, deixam o organismo mais vulnerável a doenças.

Bom, não vou ficar aqui requentando notícia velha da Internet. Para conhecer mais sobre a tese da Dra. Silmara, pode-se ir à biblioteca da USP e ler seu trabalho entitulado: Ação do vinho tinto e suco de uva na reatividade vascular, lípides plasmáticos, agregação plaquetária e moléculas de adesão em pacientes hipercolesterolêmicos. Ou se a curiosidade for só superficial, basta entrar em qualquer site de busca e colocar somente duas palavras: Silmara e vinho. Logo na primeira página vai encontrar bastante material para ser lido.

Para concluir, fica uma escolha para cada um: pode-se ter uma boa saúde tomando remédios naturais que não têm gosto ruim, apesar de ser sempre o mesmo (suco de uva). Ou então beber remédios naturais saborosos e variados, que nos dão prazer e alegria, propiciam novas amizades, reforçam antigas e acalentam amor e paixão (vinho de forma moderada). A escolha é sua. A minha já foi feita, vou tentar equilibrar os dois. Com o meu orçamento, obviamente. ;-)

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.
Tags: ,

7 Comentários

  • Ju disse:

    Deve ser mais difícil fazer amigos tomando suco de uva! =)

  • SONIA disse:

    para se fazer amigos o que vale é ter a cara limpa, lucidez e sobriedade, ai a coisa flui bacana…o enlevo do alcool é ´multiplicador de ilusão,ve-se o que não existe e depois se deprime… Quer saber? bom é “não fumar”, bom mesmo é o suco e conversar olho no olho com a leveza da sobriedade!!!!mas isso só é possível quando não se precisa de “mitos” parar ser feliz…

  • Paulo disse:

    Não é necessário perder a lucidez e a sobriedade, aliás, diria, ao se perder a lucidez e a sobriedade, perde-se, também, os verdadeiros amigos (atuais ou iminentes). A beleza do vinho é apreciá-lo como se não fosse uma bebida alcoólica, mas um catalizador de amizades novas ou não, mesmo porque, como ouvi do Claude Troisgros, o melhor vinho é aquele que é bebido no melhor momento, com as melhores companhias, portanto, se não houver interação, nem são bons os vinhos e nem as amizades. Salute

  • Paulo,

    Saúde! :-D

    Precisamos nos sentar à mesa, para papear em torno de um vinho. Qualquer um.

    Abração e sucesso,

  • Filipe disse:

    Um dia entenderão o valor do alcool para o homem.
    O valor do suco de uva já esta sendo conhecido, mas o alcool talvez nunca seja conhecido como algo bom e sim como sempre as pessoas o utilizam, abusando e causando danos gigantes tanto físico quanto morais às pessoas em sua volta.
    Eu bebo suco de uva todo dia… muito, tenho estoques de caixas de suco de uva, realmente não existe coisa melhor.
    Nunca tinha visitado esse site, bem legal, gostei. Parabéns
    Abraços

    Comentário do Pô, meu!
    Olá Filipe,
    Nada em excesso é positivo. Eu gosto muito de suco de uva, mas o vinho tem detalhes que nunca estarão disponíveis em um suco de uva. Veja que até mesmo Jesus, quando só sobrou água na festa, transformou-a em vinho e não em suco de uva. ;-) Mas sou capaz de apostar que Ele saiu da festa sóbrio! ;-)
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Reynaldo Andrade disse:

    Olá ,meu amigo gostei da sua esplanação, objetivo sem rodeios, leu se informou, se gostou , gostou, se não , se entope de gordura, e bom enfarte, sem nhenhenhe, vc viu que o suco é benéfico, toma, e cuida de sua saúde, não fique duvidando da natureza, alias, ela já faz muito em nos tolerar em nossa destruições da mesma, alegria pessoal, boa saúde a todos.

  • OSMAR ALVES DE AZEVEDO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE O SUCO DE UVA TOMADO EM EXCESSO,SE
    FAZ MAL A SAÚDE?EU SOU PORTADOR DE CARDIOPÁTIA GRAVE SEVERA,EM QUE O SUCO DE UVA PODE ME AJUDAR?

Deixe uma resposta