Pensando com Henry Ford


Henry Ford foi um personagem determinante para o desenvolvimento da Administração moderna e, talvez, quem tenha dado o golpe de misericórdia nas idéias comunistas ao jogar o custo da produção industrial no chão com a criação da linha de montagem. Na Ford Motor Company, ele criou a linha de produção do Modelo T, até hoje combatida pelos que preferiam que o operário fosse um artesão e dominasse todo o processo de montagem de um veículo. Muitos se intitulam progressistas.

Na linha de produção do Modelo T, a Ford conseguia finalizar um veículo padrãozão (todos na cor preta) e peladão (como se chamam hoje os veículos sem acessórios) a cada 98 minutos. Impressionante, não? Apesar de pagar salários considerados altos para o mercado da época, e dar vantagens aos trabalhadores da Ford que o resto do mercado não oferecia (como participação nos lucros), o custo de mão de obra para a montagem de um veículo foi ao chão pela redução do tempo total de montagem. Com isso o preço do veículo também ficou muito baixo. Daí as vendas explodiram. Mais pessoas foram contratadas para poder montar mais veículos. A quantidade de assalariados aumentou e mais pessoas puderam comprar os veículos da Ford. Enfim, a roda girou e gira até hoje, apesar do chororô do Occupy Wall Street e outras viúvas do pensamento marxista.

Imagem:

Gosto dessa frase de Henry Ford. Ela traduz a idéia que o planejamento é tudo. Se você planejou corretamente, isso não impedirá que obstáculos apareçam. Todavia, não haverá obstáculos que possam te amendrontar ao ponto de lhe tirar o foco. Se você não é adepto do “Deixa a vida me levar, vida leva eu”, por maior que seja o obstáculo, prenda a respiração, mantenha o foco e confie no seu planejamento. Não deu. Aprenda com seus erros. Eles só servem para te ensinar. E como ensinam. ;-)

Deseja ampliar o tema, use a área de comentários.



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta