St. Patrick’s Sambô
- Por Nelson Correa
- 17 março, 2014
- Nenhum comentário
Não conheço a Irlanda mas tenho um carinho gratuito pelo país. Talvez por estar lá uma das maiores populações de ruivos (rutilismo) do mundo (10% do país). Pode ser. Talvez por já ter sido confundido muitas vezes como sendo irlandês nas diversas viagens a trabalho pelos Estados Unidos. Uma vez em um pub, o cara pensou que eu era irlandês e eu perguntei por que ele achava isso. E ele me responde que era por conta do sotaque. Quase rolei de rir. Talvez estivéssemos ambos passado da dose de cerveja naquele dia.
Hoje é um dia de festa na Irlanda, é o dia do padroeiro católico, São Patrício. Os irlandeses festejam e bebem muita cerveja. Em outros lugares do mundo onde as pessoas gostam de festejar bebendo cerveja, o St. Patrick’s Day também é comemorado. Por conta do dia de hoje, uma amiga, a Natália Marques, publicou no seu mural do Facebook uma imagem que contrapunha (ô palavra feia, sô) o Bono Vox do U2 e um sambista de um grupo chamado Sambô. Entendi que ele havia gravado Sunday Blood Sunday em ritmo de samba. Comentário seco da amiga: arg!
Eu não tenho nada contra fusões musicais, experimentos, aproveitamentos e liberdade. Mas assim como certas mulheres ficam melhor de cabelo curto e outras de cabelo longo, ou cacheados e outras com eles lisos, roupas e tudo o mais, ficam bem em determinadas pessoas ou momentos e não caem bem em outras, a mesma coisa acontece na música. É bacaninha a homenagem do Sambô à música do U2 que conta um domingo triste de mortes na luta pela libertação da Irlanda. Mas acho que não cai bem.
E posso te garantir que Bono e o U2 ficariam patéticos interpretanto “Canta, canta minha gente” do espetacular Martinho da Vila, ou ainda, imaginem (arg!), eles cantando “Descobri que te amo de mais” que soa maravilhosamente bem na voz do Zeca Pagodinho. Isso é ser reacionário musical? Pode ser, mas acho que cada bicho preguiça no seu galho. Aqui no Pô, meu! já publiquei a letra e o vídeo do U2 tocando ao vivo, no gramado do Slane Castle, Irlanda, sua tradicional Sunday Blood Sunday (aqui).
Martinho da Vila e sua excepcional “Canta, canta minha gente” (assistir no Youtube)
Zeca Pagodinho e a deliciosa “Descobri de te amo demais” (assistir no Youtube)
Se você tiver curiosidade de ouvir Sambô tocando Sunday Blood Sunday, tem no Youtube (aqui)
Happy St. Patrick’s Day! o/
Deixe uma resposta