Socialismo que dá certo
- Por Nelson Correa
- 19 setembro, 2014
- 2 Comentários
Avisem correndo à candidata do PSOL, Luciana Genro, que o socialismo já deu certo. Essa semana, durante entrevista no programa The Noite do Danilo Gentili, quando questionada por que o socialismo nunca deu certo, dona Genro disse que ele nunca havia sido testado corretamente. E os países que pensamos praticarem o socialismo, como União Soviética, Alemanha Oriental, Polônia, Vietnã do Norte, Angola, Albânia, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela e outros, na verdade não o implementaram na forma “utópica”, essa sim de resultados positivos garantidos.
Mas hoje a candidata do Partido Socialismo e Liberdade, o nome também faz parte do plano “utópico”, já pode se orgulhar: a empresa Chinesa, Ali Baba, fez sua oferta inicial de ações (IPO em estadunidense) em Nova York, reduto do imperialismo ianque, e foi um sucesso estrondoso! O valor de mercado dela já é maior até mesmo que outras blue chips do mercado de internet e, chega muito próximo da poderosíssimo General Eletric. Depois de serem vendidas por US$ 68 no IPO, as ações da Ali Baba fecharam o primeiro dia de Bolsa valendo quase US$ 94. UAU, Lu, que espetáculo do socialismo bem implementado.
#SóQueNão
Acho que ninguém precisa comentar isso com a candidata do PSOL, tem gente que prefere viver de “utopias”. Desde as reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping, há mais de 30 anos, que o socialismo começou a ser banido da China. Hoje, a única relação que a China tem com o velho socialismo do século passado, é que ela é uma ditadura sem liberdades políticas e outras “menos importantes”, como a liberdade de expressão. Mas o que é isso se a China segue célere para fazer o mundo “capitalista” se ajoelhar aos seus pés? Os especialistas fazem previsões que em no máximo 20 anos, a China terá a maior economia do mundo.
Seremos todos socialistas e a mais importante língua falada no planeta será o Mandarim. Utopia? ;-)
Grande Nelson!
Ainda bem que existe o feed por e-mail.
Assim pode ler seus textos.
Essa onda socialista é apenas prova de que nós humanos não aprendemos com os erros. Ainda não existe um sistema perfeito, e seja o social ou capital, todos terminam na mão de pessoas que se tornam cegos para as classes inferiores.
Mas olhando para esse referendo na Escócia, fico feliz em ver como com a maduridade até as nações evoluem. A Inglaterra já foi tão sanguinária como os EUA, mas hoje aceita discutir uma separação com o povo.
Ainda sobre o tema ditaduras, tenta ver esse doc:
http://www.bbc.co.uk/programmes/b03tj0n0
Que bom te ver por aqui, caro Chantinon! :-)
Será um grande avanço da humanidade quando conseguirmos superar ditaduras e autoritarismos.
Bom o texto que você recomendou.
Abraços e sucesso,
Nelson