Celtas e São Patrício

St. Patrick's DayNão sei se a cor do cabelo explica ou indica alguma coisa. Pode ser que seja somente uma coincidência. Mas a verdade é que tenho uma forte atração pela cultura celta. O povo conhecido como celta dominou boa parte da Europa a partir de 2000 AC até ser vencido e subjugado pelo Império Romano. Eles estavam na Escócia, País de Gales, Inglaterra, Irlanda, França, na Galícia na Espanha e no norte de Portugal (minha origem mais próxima). Tem-se que foram os celtas que introduziram a metalurgia do ferro na Europa.

A Irlanda é considerado como o país que melhor conservou a cultura celta, talvez porque eles estiveram no comando por lá até o século XVII DC. Religiosamente, os povos celtas eram politeístas e após serem conquistados pelos romanos, passaram por um processo de cristianização, e usaram, como os escravos africanos no Brasil, um relacionamento entre seus deuses com os santos da igreja católica.

Foi Saint Patrick (São Patrício) o grande responsável pela forte conversão dos irlandeses para o cristianismo. A grande tirada de marketing de São Patrício, foi usar o trevo de três folhas, forte símbolo para os irlandeses, como uma metáfora para a Santíssima Trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo). No seu currículo existem muitos feitos milagrosos, como por exemplo, expulsar as cobras do país. Estudiosos confirmam que não existem cobras originárias da Irlanda.

O dia 17 de março é lembrado pela morte de São Patrício. É feriado nacional na Irlanda e comemora-se a Irlanda por vários lugares do mundo com muita cerveja, a cor verde e algazarra. Características culturais irlandesas. Eu sugiro colocar uma garrafa de Baileys no congelador e bebê-lo sempre após as refeições. ;-)

Minha comemoração do Dia Nacional da Irlanda é uma lembrança de julho de 2000, quando assisti pela primeira vez o grande show The Lord of The Dance com o bailarino e flautista irlandês, Michael Flatley. Achei esse vídeo no Youtube. Para ver direto do site do Youtube, clique aqui. Ou então clique ali no play e assista daqui mesmo uma parte desse show.

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

5 Comentários

  • Bernardo Cortez disse:

    Oi Nelson, aqui quem escreve essas palavras é Bernardo, estagiário do seu pai e da sua irmã.

    Resolvi deixar um comentário dizendo que sou simplesmente apaixonado por esse show! Um dos melhores com toda a certeza.. Por coincidência estava assistindo-o esse final de semana!
    Só uma correção no seu texto, rsrs…É Michael Flatley o nome do bailarino.

    Abraços

  • Nelson disse:

    Grande Bernardo!

    Muito obrigado pela visita, comentário e revisão do texto. :-D Não sei de onde tirei o Fletcher. Corrigido.

    O show é realmente demais. Assisti ao vivo, e os violinos, flautas e sapateados ainda ecoam na minha memória.

    Abração,

  • daniela disse:

    não achei nada q eu queria!!!!!!xau

    Comentário do Pô, meu!
    Xau Dani.

  • Luiza disse:

    adorooo Saint Patrick Day!!
    Acho super bacana afinal apesar de ser um feriado Irlândes,nós brasileiros adoramos “bebemorar” para homenagear à São Patricio!
    achei uma materia falando que agora tem o Dia de São Patricio no nosso calendário de São Paulo!!
    ta ai o link explicando melhor.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_S%C3%A3o_Patr%C3%ADcio

  • Nelson Correa disse:

    Olá Luiza!

    Eu tenho um carinho especial com a Irlanda, por isso adoro o Saint Patrick Day, apesar de achar que foi São Patrício o grande responsável pela substituição da cultura celta deles pela cultura predominante no Império Romano.

    Enfim, como você mesmo disse, nós brasileiros adoramos “bebemorar” por qualquer motivo alegre.
    :-)
    Abraços e sucesso,
    Nelson

    P.S. 1) Desculpe demorar tanto com a resposta. A explicação e as desculpas estão aqui.

    P.S. 2) Até já fiz propaganda no blog. Nunca na área de comentários. Propaganda política não é aceita.
    ;-)

Deixe uma resposta