Petrobras derretendo na Bolsa


Imagem: Será que vai mesmo?

Será que vai mesmo?

Só esse ano, até hoje, 3 de fevereiro, a Petrobras já perdeu R$ 39 bilhões de valor de mercado [Infomoney]. Seria incompetência por executar política de controle de inflação através da empresa ao obrigar a Petrobras comprar gasolina no mercado internacional, aos preços do mercado internacional, e vendê-la no mercado brasileiro com preços aprisionados para conter a inflação que vai fugindo do controle do governo? Incompetência também por ter que usar a empresa para conseguir superávit na balança comercial brasileira no ano de 2013 ao fabricar plataformas no Brasil e vendê-las (exportá-las) para subsidiárias fora do país e depois arrendá-las sem que as mesmas tenham navegado fora do nosso mar territorial? Quem sabe incompetência por obrigar a Petrobras em ser sócio em pelo menos 40% nos contratos de exploração do pré-sal (o petróleo já é nosso)?

Será que é só incompetência ou existe uma agenda oculta também? Alguma esperteza. Uma nova capitalização para diminuir o percentual nas mãos dos minoritários (todos os acionistas fora o governo brasileiro)? Alguma ideia de fechar o capital para torná-la realmente uma empresa estatal genuinamente (argh) e totalmente brasileira? Teoria da conspiração? Não sei, sempre fico imaginando que as pessoas não são somente incompetentes, pode haver malandragem que nossa ingenuidade não conseguiu captar.

Enfim, com esses resultados patéticos da companhia, e a queda livre no preço das ações nas bolsas de valores, prevejo mais anúncios com musiquinhas e orgulho transbordando, vendendo para nós, os babacas, quer dizer, brasileiros, um paraíso que acreditamos que vivemos. Acreditamos?

P.S. No Twitter, a campanha não pára. [Clique aqui] 



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta