RSS Feed
- Por Nelson Correa
- 11 janeiro, 2007
- Nenhum comentário
RSS é um acrônimo que no início queria dizer Rich Site Summary e na última versão, representa Really Simple Syndication. Feed é uma palavra em inglês que quer dizer alimentar. A tecnologia RSS possibilita que você se inscreva em sites que você goste, para receber a alimentação (feed) de novos conteúdos que o site disponibilizar. Por exemplo, aqui no Pô, meu!, se você assinar o RSS, toda vez que eu colocar um post novo, você vai recebê-lo sem precisar ficar toda hora vindo aqui para ver se tem coisa novidades. Não que você não seja bem vinda, muito pelo contrário, é um prazer recebê-la, mas é só para te facilitar.
Além de RSS e feed, você também poderá esbarrar em termos como XML ou Atom quando passar o mouse ou clicar nesse ícone , que hoje está em praticamente todas as páginas disponíveis na web. O objetivo desse post não é “escovar bits”, mas sim ajudar a entender algo que está em todo lugar, mas nem todo mundo sabe para que serve. E posso apostar, depois que aprender, você não largará mais seu uso.
Para assinar e receber o feed de um site, você precisará de um software que sirva de agregador de feeds. Nada diferente do que você já tem. É bem provável que seu browser sirva, seu software de email poderá servir e, até existem alguns sites que funcionam como agregador de feeds, como o Google Reader e o My Yahoo. Tente achar como fazer isso no seu software de email ou no seu browser. O Mozilla Thunderbird e o Mozilla Firefox são bem instintivos e fáceis de entender como funciona a configuração.
Mas se você não conseguir, deixe uma mensagem ou mande um email que te ajudo. Se você não usa os softwares que comentei, acho que as novas versões do Internet Explorer e do Outlook também podem receber RSS Feeds. Mas você pode contar com a minha ajuda qualquer que seja seu software. Se você tem ou conhece um tutorial, envie o link por email ou coloque-o na área de comentários.
Eu particularmente prefiro receber por email, no Mozilla Thunderbird, os que me são mais importantes. Mas também uso um plugin no Mozilla Firefox, chamada Wizz RSS News Reader, onde estão todos os feeds que recebo, organizados e classificados por temas. Como o agregador já está dentro do browser, é só clicar e navegar para ler as novidades.
Depois que dominar o recebimento de RSS Feeds, você verá que existem coisas muito mais interessantes para a leitura constante e diária, do que só o Orkut e o Youtube. Quer apostar?
Deixe uma resposta