1o. Encontro B.L.S. – Eu fui

Foi no charmosíssimo bairro do Leblon, em uma livraria (ou seria espaço cultural) não menos transada, a Armazém Digital no Shopping Rio Design, que aproximadamente 120 Blogueiros, Leitores e Simpatizantes se reuniram em torno do tema: BLOG.

No palco, estrelas como Fábio Seixas, Beto Largman, Carlos Cardoso, Inagaki e o Paulo Mussoi que não é blogueiro, só jornalista. Na platéia ainda havia mais estrelas, como o Bruno Alves, o Alexandre Fugita e outros que minha memória vagabunda não teve capacidade de guardar.

Foram 3 horas de muita conversa sem uma agenda que impusesse os temas. A participação foi o forte do encontro e as pessoas sentiram-se livres para opinar e contar suas experiências. Mas o Cardoso não abriu o segredo de ser o problogger de maior sucesso da blogosfera nacional, apesar de estar sendo constantemente retirado ou diminuído nas listas que andam publicando (ô veneno :-D).

Mas o pessoal navegou em temas como: monetização, informação ou opinião, reputação, tecnologia ou arte, jornalistas tem inveja ou são invejados por blogueiros, e muitos outros. No fim, o que retive do encontro, além do ambiente compartilhado com pessoas inteligentes, foi que estamos todos participando de uma coisa que na verdade, não sabemos direito ainda, onde, com que tamanho e força vai chegar.

Entendi que nós, blogueiros, adoramos falar (escrever?) e nos comunicar. Todos sentem necessidade de feedback e comentários. Concluí também, que nunca uma geração leu tanto. Com menos qualidade é claro, blogs na média, são inferiores aos grandes escritores que adolescentes leêm. Mas estamos passando pelo processo de universalização da leitura. Até como conseqüência de tanta leitura, nunca uma geração escreveu tanto também. Acho que colheremos no futuro o que está sendo plantado agora.

A grande unanimidade é que, para ganhar dinheiro, links, page rank e sucesso, ainda é imprescindível falar de sacanagem, humor e mostrar gostosas peladas. Fazer o quê? Ter esperança que um dia o nível melhore, ou cair de cabeça nessa área também. ;-)

Complemento posterior: acho que um dos grandes baratos é ver as caras que estão por trás dos blogs que lemos diariamente. Lamento não existir uma lista de presença, amanhã seria uma orgia de links. ;-)

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.
Tags: ,

12 Comentários

  • Evandro Nunes disse:

    Muito bom participar de encontros do gênero, uma pena eu morar tão longe se não iria também, mas enfim, tenho esperança de que aqui no sul, Porto Alegre :) também tenha um dia, encontros assim, ou se ja tem e eu não sei -rs.
    Ótimo trocar experiência com outros blogueiros, conversar, conhecer quem escreve seus blogs favoritos, é muito bom. A blogosfera nacional ainda esta muito na infância, estamos crescendo assustadoramente, mas ainda falta muito para que sejamos reconhecidos por quem não acredita e até mesmo internacionalmente.
    É duro falar, mas a realidade é que no Brasil para ganhar dinheiro bom mesmo, com um blog, tem que falar da pelada do mês, sacanagem, assuntos que a massa gosta, ou ser pioneiro em algo.

    Abraços Nelson.

    Evandro Nunes

    Comentário do Pô, meu!
    Fala Evandro!
    Esses encontros servem para ver que existem outras pessoas pensando igual a você, e o melhor, outras tantas que pensam diferente de você. Mas o bom mesmo é conhecer os cabeções que estão por trás dos blogs que você acompanha. :-D
    Entre no site BarCamp Brasil e procure mais gente aí de Porto Alegre e do RS para vocês montarem um evento nos Pampas tchê. Tenho certeza absoluta que em duas semanas vocês fecham as inscrições com uns 100 blogueiros, loucos para conversar pessoalmente, inscritos.
    Gostei muito do Blog do Nunes, assinei o feed (aqui) e vou acompanhar. :-)
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Fabio Seixas disse:

    Nelson,

    aproveitei a sua ideia da lista de presença no meu blog. :)

    Fabio

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Fabio!
    Não só pela brincadeira da “orgia” de links, mas é uma grande oportunidade de colocar mais gente inteligente nos nossos feeds. Eu não gostaria de perder essa chance. E você, com o grande alcance do Versão txt pode conseguir isso. Valeu! ;-)
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Liliana disse:

    (off topic)
    Oi Nelson, parabéns pelas Bodas de Prata! Nós estamos indo para elas também, 23 anos. Beijos e tudo de bom para vocês dois!

    Comentário do Pô, meu!
    Obrigado Liliana!
    Dois anos passam muito rápidos.
    Beijos e tudo de bom para vocês também.
    Nelson

  • Olá Nelson!

    Vc estava lá? Droga, eu não lembro de vc, hehehe! Nós chegamos a trocar umas idéias? hehehehe! Bom, de qualquer forma o encontro foi interessante e acho que valeu a pena.

    Abraços!

    Comentário do Pô, meu!
    Grande Fugita!
    Na verdade, eu não te vi, mas te ouvi. Estava sentado no fundo, lá no bar (bebendo Guaraná Zero). Entre nós havia a câmera que estava filmando o evento. :-)
    Infelizmente ainda não tive o prazer de um bate-papo com você.
    Acabei saindo rápido assim que os trabalhos foram formalmente encerrados e não quis atrapalhar eventuais continuações nos papos que rolavam por lá. Mas se você for no BlogCamp, teremos chance de um papo.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Sandra Leite disse:

    Pô, tu tá famoso heim? ;)

    bjs…

    Comentário do Pô, meu!
    Menos… menos… ainda estou tentando pegar os autógrados dos verdadeiramente famosos… valerão uma boa grana no futuro. ;-)
    Bjs,

  • Nelson,

    legal, estarei no Blogcamp sim! Até lá e abraços!

    Comentário do Pô, meu!
    Nos vemos lá Fugita. Vai ser muito bom também!
    Abraços,

  • Beto Largman disse:

    Excelente post, Nélson! Pena que não deu para te conhecer. Mas reparei que tinha um “ruço” lá no fundo e seu Guaraná Zero. De onde eu estava e com a minha miopia, jurava que você era o Dabid Caruso, do CSI Miami, rsrs. Grande abraço!

    Comentário do Pô, meu!
    Beto, você e todos os que estiveram envolvidos no acontecimento deste evento, estão de parabéns. O “ruço” lá do fundo era eu mesmo. Eu também sou míope, mas tenho o hábito, desde os 12 anos, de usar óculos. :-D
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • só tenho um comentário a fazer sobre quando disse sobre a forma imprescindivel de se ganhar dinheiro.

    Se toda a atmosfera só falasse de tecnologia e coisas técnicas, a internet ficaria sem graaaaaaça :)

    o que é o jornal o globo sem o jornal o povo para quebrar a monotonia :)

    diferente do beto, eu achei que fosse algum fã incondicional do nando reis heheh

    abraços :)

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Bernard! Foi você que fez aniversário no dia do evento? :-)
    Concordo contigo, só tecnologia seria muito chato. Mas eu acho que aos poucos as coisas irão se equilibrar. Hoje temos mais blogs sobre tecnologias, porque os técnicos têm mais intimidade com a Internet, só por isso.
    Quanto ao Nando Reis, nem falo nada, pois minha filha é tiete dele e ela às vezes lê o Pô, meu! Mas sou mais ruivo que ele. :-D
    Grande abraço,
    Nelson

  • Inagaki disse:

    Valeu pela presença lá, Nelson. :D E que venham mais e mais encontros reunindo a blogalera de todo o país. []’s!

    Comentário do Pô, meu!
    Grande Inagaki,
    Quem sabe enlouqueceremos todos juntos? :-D
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Philipe disse:

    Poxa, eu queria ter ido. Mas o pessoal da TVE marcou uma entrevista pro Comentário geral bem na mesma hora. Aí me ferrou.
    No próximo com certeza eu vou dar as caras.

    Comentário do Pô, meu!
    Poxa Philipe, foi muito bom. Da próxima vez, arrasta o pessoal da TVE para lá. ;-)
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraços e sucesso,

  • Nick Ellis disse:

    Nelson, o seu post ficou ótimo. Ainda vamos ter muitos encontros como este aqui no Rio, pode ter certeza!

    Abraços.

    Comentário do Pô, meu!
    Fala Nick!
    Obrigado mesmo.
    Olha, compartilhar temas e assuntos como no BLS, é sempre um grande prazer. Se for em Sampa ou no Rio, cidades que vivo, será então muito mais fácil. A princípio, tô dentro.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Infelizmente não pude ir. Contudo, baixei o vídeo do encontro e assisti. Me arrependi muito mais ainda de não ter podido ir. Mas, no próximo, estarei lá, nem que a vaca tussa. Achei que o debate foi muito interessante e como vc disse, elucidativo.

    Comentário do Pô, meu!
    Caro Maximus,
    O evento foi muito bom. Melhor será o BlogCamp desse final de semana aqui em Sampa. Vou tentar postar algo online durante o evento. Fique ligado aqui no Pô, meu! ;-)
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

Deixe uma resposta