Grito de alerta
- Por Nelson Correa
- 17 março, 2011
- Nenhum comentário
Muita gente ficou estressada com a notícia que o governo, através do Ministério da Cultura (MinC), daria um milhão e trezentos mil Reais para a diva Maria Bethânia fazer um blog. Ops, isso está um pouco distorcido. A espetacular Bethânia teve um projeto seu, em parceria com o cineasta Andrucha Waddington, aprovado pelo MinC para poder captar recursos da Lei Rouanet. Ou seja, a princípio não sairá nenhum realzinho dos cofres do governo para o projeto do blog cultural da divina Bethânia.
Por outro lado, as empresas que patrocinam cultura através da Lei Rouanet na verdade se aproveitam de uma renúncia fiscal do governo, que abre mão de receber impostos devidos por estas empresas para que elas invistam diretamente em cultura. Concluindo, o dinheiro para patrocidar a nova blogueira não sairá dos cofres do governo, mas por outro lado, empresas ao patrocinarem esse projeto deixarão de recolher essa grana para os cofres do governo. No fundo, no fundo, a grana que a fantástica Bethânia receberá de empresas está carimbada como grana do governo. E pronto.
Essa é a lei. Isso não é ilegal. Não é roubalheira ou o que seja. Salvo se houve tráfico de influência para essa aprovação, mas isso ninguém provou. O que me pergunto e pergunto para você cara leitora, caro leitor, a rainha Bethânia precisaria desse caminho para captar patrocínio para um projeto cultural seu? Duvido! Então, será que não seria mais decente que a facilidade da renúncia fiscal fosse direcionada para as ações culturais que a captação de recursos fosse mais difícil pela falta de uma estrela da grandeza de Bethânia no comando do projeto?
O bom dessa história toda é que ficou o alerta de como são tortuosos os caminhos para as chaves dos cofres oficiais, e quanto podem ser injustas as decisões de apoio do poder instalado. O grito pode até ter sido um pouco injusto, mas foi, quiçá, um grito de alerta.
Canta aí prá nós, por favor, estrondosa Bethânia.
P.S. Foto da capa subtraída sem autorização do Música em Brasília. Está ótima!!! :-)
Deixe uma resposta