Com carros iguais, sei quem vencerá


Imagem: Sorriso de cagão - sorriso confiante - dor de barrigaMeu caro leitor, não se iluda com o que falam os comentaristas e o locutor de F-1 da TV. A McLaren não está superior à Ferrari. Quem deve ter tomado uma bronca do “chefe” mas teve coragem de falar ao final da transmissão, mesmo demorando uma temporada e meia para constatar, foi o Reginaldo Leme: “Hoje o Lewis Hamilton faz a diferença.”

Conduzidos pelo locutor, tentou-se diminuir a capacidade do carro da Ferrari. Falou-se que ele andou para trás, que a McLaren evolui muito e outras baboseiras que podem ser derrubadas, se não por um “olho clínico” de quem entende de pilotos e corridas de automóveis, pelo menos dá para provar o contrário com números.

Os treinos de classificação hoje são disputados em três etapas. Na primeira, as equipes de ponta andam sem grande preocupação e os fracos disputam para não ficarem entre os 5 eliminados nesta fase. Na terceira fase, os carros já vão para a pista, para cronometrar seus tempos que definirão o grid de largada, com a quantidade de combustível que iniciarão a corrida. Portanto, os tempos são sempre superiores aos tempos da segunda etapa do treino de classificação.

É na segunda fase, onde se eliminam mais 5 pilotos, que todos andam de verdade. Com pouco combustível, a segunda fase é a que determina quem está andando mais. No Grande Prêmio da Alemanha, deste final de semana, os tempos das duas principais equipes, Ferrari e McLaren, na segunda fase da classificação foram: Raikkonen (1:14:949), Kovalainen (1:14:855), Massa (1:14:747) e Hamilton (1:14:603). Praticamente juntos todos os quatro, se eles fizessem suas melhores voltas ao mesmo tempo, praticamente não distinguiríamos quem passou na frente e quem passou em por último.

Já na corrida, podemos também avaliar a melhor volta. Antes de mais nada, acho que fazer comparações entre pilotos por conta da melhor volta é ruim, pois estas melhores voltas acabam acontecendo em situações de corrida distintas para cada piloto. Mas vamos ver o quão rápido estavam as Ferrari e McLarens na corrida, com as melhores voltas de cada um de seus pilotos: Massa (1:16:502), Kovalainen (1:16:495), Raikkonen (1:16:342) e Hamilton (1:16:039).

Estes tempos de melhores voltas na prova, confirmam o que se viu nos treinos: os carros estão muito iguais. Mas também podemos constatar que o Hamilton conseguiu tirar um pouco mais do seu carro, além de ter sido perfeito, equilibrado e determinado por toda a corrida, chegando em primeiro mesmo fazendo um pit stop depois do safety car, o que poderia ter comprometido a corrida. Mas era em Hockeinheim, onde se pode ultrapassar e onde mesmo sem chover, Lewis fez mais uma vez uma corrida à parte dos demais.

Se os carros continuarem tão iguais até o final do ano, seremos brindados com a arte de pilotar de Hamilton, que só os gênios podem mostrar. O problema é que o campeonato acabará, certamente, antes do GP Brasil. A chance do locutor não demonstrar tanta frustração como demonstrou hoje, é se a Ferrari voltar a ter o melhor carro. Aí sim, teremos uma disputa mais equilibrada.

P.S. Foi bom Piquetzinho com sorriso congelado no pódio ao lado do sorriso confiante do Hamilton. Pena que o Massinha estava com cara de quem comeu e não gostou.



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

3 Comentários

  • Bruno Siffert disse:

    Atento e admirador do evento como eu, o senhor deveria ter abordado um assunto que fez a diferença para Piquetizinho quase desmaiar como uma “Cinderela” de tanta emoção ao subir no pódio da F1 pela primeira vez.

    Será que a Piquet Blindagem investiu tanto assim naquela entrada do Safety Car?

    Por melhor que seja um piloto, vide Rubinho que foi praticamente abatido por um míssel em pleno GP da Alemanha, sem sorte não se muda a realidade do campeonato de uma hora para outra.

    Ou seja, nosso “RubensTurtle” precisa de sorte para correr com seu carro sob a água. Enviei um e-mail para ele com a dica de contratar uma tribo indígena para apresentações quinzenais da dança da chuva no boxe da Honda.

    Aguardo também que acidentes como aquele do senhor Timo Glock, da Toyota, aconteça (sem machucar ninguém) nos próximos GP’s para ver nosso Piquetizinho no pódio. Não podemos negar que isto foi fundamental para o rapaz debutar, ou podemos?

    Aquela ultrapassagem que Piquetizinho sofreu em tempo recorde, mostrou que Lusinho é um belo “Piloto de Fuga” dos arredores obscuros londrinos. Vide a entrada na curva, a travada da roda dianteira, a saída de traseira, o chega pra lah e opsss lah se foi Piquetizinho para o retrovisor.

    Lusinho pilota muito e isso é indiscutível. Porém, o nosso Felipe Massa corre com raiva, talvez isso explique seu sorriso amarelo…

    Somando nossas torcidas, visões, Safety Car, Tribo Indígena, dança da chuva, acidentes e etc, aumenta-se a chance de abrirmos o jornal de uma segunda-feira e ver um pódio com três brasileiros ;p

    B. Siffert

    Comentário do Pô, meu!
    Caro Bruno,
    Acidentes e incidentes fazem parte da disputa. Na verdade, Piquetzinho é um bom piloto. Acho até que com mais futuro que o Massinha. Mas aquele Renault é difícil mesmo de pilotar, não presta para nada.
    Quanto ao Lewis, pode acreditar em mim que já escrevi aqui: ele é mau!
    Assim como também eram maus o Schumacher, o Senna e o Prost.
    ;-)
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Osmar disse:

    Nelson,

    Você está de quarentena ou não quer comentar a ultrapassagem que o Hamilton levou na largada?

    Comentário do Pô, meu!
    Grande amigo Osmar!
    Era uma quarentena sim, mas seu comentário foi tão importante que ganhou um post só para ele: Fizemos muita merda.
    Bom te ver por aqui.
    ;-)
    Abraço grande procê, Cris e Henrique.
    Nelson

  • Sandra Leite disse:

    Geekman,

    Cade vc? Cade seus textos? Menino, num some não…

    bjs

    Comentário do Pô, meu!
    Cara Sandra,
    Devo estar sofrendo de Blogging Blues.
    :-)
    Os textos irão aparecer, aos poucos mas te garanto que continuarão a aparecer.
    Bjs
    Nelson

Deixe uma resposta