Interrompa a estupidez em nome da criatividade

Li hoje no excelente blog Criatividade e Inovação, do Jairo Siqueira, uma coletânea de pensamentos sobre criatividade. Um deles foi pinçado para título deste post e para servir de desafio para mim mesmo, toda vez que me sentar para escrever algo para o Pô, meu! Foi dito por  Edwin Land, cientista e inventor, dentre outras coisas da foto polaroid: “Criatividade é a repentina interrupção da estupidez.”

Ontem, durante o 1o. Encontro B.L.S., um dos temas discutidos foi sobre blogs com conteúdo original e conteúdo “chupado” e/ou traduzido. Eu nem estou querendo analisar o blog campeão de cliques com a artista sem calcinha, nem o blog literário-cabeça. Lá mesmo no encontro, todos os blogueiros presentes, sabem que aquele tema (séquisso) atrai muito mais internautas do que este tema (literatura). O que fazer para mudar?

Não sou muito chegado a papos com vizinhos desconhecidos em aviões. Já me falaram que dali podem surgir bons negócios ou tórridos encontros, mas fazer o quê, sou assim. Aproveito estes momentos para pensar ou escrever. Ano passado, voando de Brasília para São Paulo, tive o imenso prazer de quebrar essa minha rotina, papeando com um maestro que esqueci o nome (droga de memória!), mas que torço ter mantido seu cartão profissional em alguma gaveta.

Foi uma conversa excelente. E, de tudo que conversamos, o que mais me chamou a atenção, foi a vibração com que o maestro me contava sobre recitais de música clássica regidos por ele na região do Grande ABC, em São Paulo. Ele experimentou públicos vibrantes e teatros lotados de pessoas que não foram educadas para ouvir e gostar de música clássica. Essa é uma demonstração inequívoca que qualidade cultural não tem público pré-determinado. Só precisa de qualidade!

Onde quero chegar? Se insistirmos, ou melhor, se os blogueiros criativos insistirem com o conteúdo original e de qualidade, esse jogo, agora sendo ganho pelo “mais fácil”, ficará ao menos, equilibrado. Um bom começo é ler o blog do Jairo, desde a primeira página, e avaliar suas dicas. Bom proveito e que a criatividade transborde freneticamente, ou frenética da sua mente. ;-)

Provérbio chinês: Quando um dedo aponta para a lua, o imbecil olha para o dedo. Para onde você olhou?

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

3 Comentários

  • Creio que no meu blog sobre livros estou quase chegando a uma receita boa para falar de literatura. Talvez eu fale de livros como se falasse da calcinha – ou ausência dela – de alguma celebridade. Não sei. Não falo exatamente sobre literatura, nem exatamente sobre livros. Mas ainda assim falo dessas coisas. É estranho. Ainda não consegui codificar.

    Enfim, muito obrigado por suas gentis palavras lá na entrevista. Fiquei muito feliz.

    Abraços,
    do Alessandro.

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Alessandro!
    Assim como as calcinhas, quando o assunto é livro, o importante é o conteúdo. Ultimamente, tenho até dispensado o livro hardware, com folhas e capas, para ler o conteúdo gerado na tela do meu computador. Seriam os computadores as calcinhas de livros do futuro? Enfim, hoje já dispenso os livros físicos, mas as calcinhas são fascinantes. Ao menos para tirá-las. :-D
    Mas voltando à seriedade.
    Cara, você é um dos blogueiros criativos que geram conteúdo de qualidade. Parabéns.
    Abraços e sucesso,

    P.S. Para meus eventuais leitores de Portugal, onde se lê calcinha, leia-se cueca. Mas só se você estiver fora do Brasil. ;-)

  • Essa briga vai ser longa. Tem muita gente que não aguenta ficar escrevendo sem receber nada no adsense e então acaba indo pro lado negro da força. Infelizmente é assim mesmo. O apelo comercial fala mais alto. Acontece na mídia tradicional, porque não aconteceria nos blogs também?
    Creio que há espaço para todos, como há também público para todos.

    O que falta ainda é viabilizar um modelo comercial que dê certo para os blogs.

    abraço

    Comentário do Pô, meu!
    Norberto,
    Tendo dinheiro, naturalmente que haverá gente atrás. Vai ser bacana quando o público da Internet ficar mais diversificado, pois aí haverá espaço para vários estilos ganharem dinheiro.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • j. noronha disse:

    Felizmente os copiadores e afins vão vendo que não tem muito futuro sua atividade. Percebeu a quantidade de blogs do tipo que estão sumindo ultimamente?

    Comentário do Pô, meu!
    Grande Professor Noronha,
    É sempre um prazer recebê-lo por aqui. Não perco uma aula sua, quero ver se consigo pelo menos pagar a hospedagem do Pô, meu! com ele mesmo. :-D
    Quanto aos copiadores, depois daquele último que descobri te copiando, nunca mais achei nada, pois para cada blog com a qualidade do Fim da Varzea que incluo no meu Feeds Reader, é menos tempo de ficar lendo besteira por aí. ;-)
    Abraços e sucesso,
    Nelson

Deixe uma resposta