Dúvida existencial

Google ou deus?A Carol Costa, do Guindaste, que imagino ser uma profissional de midia, só por acompanhar seu blog, se indigna com a busca louca dos que perdem alguém nestes acidentes como o de ontem, com a única intenção de mostrar o sofrimento e o desespero. Para ela, nada disso se parece nem de longe com jornalismo, tampouco com humanidade.

O Noronha, problogger que respeito e admiro, editor do Fim da Várzea, vem escrevendo nos últimos dias sobre a diferença entre probloggers e funbloggers. Minha incompetência não me deixa ser probloggler. Assim como ainda não me deixou entender o verdadeiro significado de funblogger.

Independente de classificações ou rótulos, eu fiquei impressionado com a quantidade de blogs que mostravam em seu título, ou ao menos no conteúdo de seus posts de hoje, a seguinte seqüência de palavras: fotos – vídeos – acidente – avião – TAM. Seria isso blogar jornalísticamente? Ou a intenção seria bater o recorde dos 750 comentários que teve o post de “humor” do Blog do Cardoso sobre o acidente da Gol do ano passado?

Na verdade, acho que buscar faturamento de paraquedistas e miguxos é absolutamente saudável. Tá aí a parcela significativa de mercado que as Tubaínas conquistaram. Show me the money não é pecado meninos. Ei profissas, não é patrulha não! É só uma constatação. Minha preocupação é um dia, no futuro, não conseguir identificar se leio o blog do Bruno Godoi ou do Bruno Alves.  ;-)

Abraços e suce$$o!

P.S. (após releitura em 06/01/2009) O nome Bruno foi usado como poderia ter sido usado Carlos, ou Manoel ou Joaquim. Assino o feed daqueles dois brunos e o que eu quis dizer é que se todo mundo escreve sobre a mesma coisa… bom, vocês entenderam.

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

7 Comentários

  • cardoso disse:

    Eu acho que a caça aos paraquedistas vai começar amanhã mesmo. Hoje a maioria ainda está só indignada com o caso.

    Diferenciar os brunos? Impossível, misturo todos, sem esquecer o Torres. Já os textos? É só ler. A existência do Notícias Populares não afeta o Estadão, e o leitor não confunde os dois.

    Bater meu recorde? Sorry, os paraquedistas agora aparecem pedindo “fotos da gol E da tam”. Será que são tão burros que não sabem entrar na folha, estadão, etc? Não foi na Amazônia, cacete, foi em São Paulo. Tem foto até dizer chega.

    Comentário do Pô, meu!
    Bruno Torres? Será que conheço? Manda a url.
    Sorte dos probloggers que muita gente nem tem noção de dia e noite. :-D
    Abraços e sucesso,

  • j. noronha disse:

    Muito equilibrado seu texto, hoje tive a mesma sensação, mesmo título em vários blogs. Mas são hypes, normalmente não acontece.
    Já com sites jornalísticos… Quem leu um, leu todos. Felizmente os blogs não se parecem com jornalismo nesse aspecto, já na caça por dinheiro, o jornalismo nos ganha longe, basta lembrar que a televisão até forjar entrevistas já forjou, como no caso do Gugu Liberato envolvendo o fake Comando Vermelho. Se o jornalismo não buscasse o lucro, o Portal G1, por exemplo, não exibiria anúncios. Abração.

    Comentário do Pô, meu!
    Faaala meu problogger favorito. Devo agradecer ao “equilibrado” ali de cima? :-D
    E o Gugu hein? Ainda faz TV? Soltou a franga de vez e fugiu com um italiano gay?
    Sou a favor do lucro! Quem disse que jornalista, professor e pastor não podem ganhar dinheiro, pô!
    Abraços e sucesso,

  • Sandra Leite disse:

    sou de outro planeta !
    I am sure.
    Sandra

    Comentário do Pô, meu!
    Eu acredito em ETs.
    Em gnomos eu já acreditei, mas o efeito do chá passou. :-D
    Abraços e sucesso,

  • otávio disse:

    Mandou bem cara. É uma grande dependência do adsense.

    Comentário do Pô, meu!
    Fala Otávio.
    Às vezes, uns e outros cometem excessos, mas tem muita coisa boa na nossa blogosfera.
    O lucro é bom! ;-)
    Abraços e sucesso,

  • carlinha disse:

    Os melhores blogs saum os que naum filosofam e tende mais pro humor.
    Mais seu blog é bonzinho.
    bjs

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Carlinha, muito obrigado.
    Ainda bem que eu naun filosofo. ;-) muito…
    Abraços e sucesso,

  • Anaïs disse:

    Pô meu!!!

    O sangue da menstruação não se compara nem de longe a uma sangradinha qdo se corta ao barbear-se …. Que comentário!

    Rsss
    :P

    Comentário do Pô, meu!
    Antes de mais nada, devo explicar aos meus três leitores o que esse comentário faz aqui. Sou leitor do excelente blog Papo de Homem (adoro as entrevistas :-D) e a Anaïs escreveu um artigo por lá. Provoquei-a, fazendo um comentário (e ela caiu na pilha) dizendo que sangrar por sangrar, homem sangra quase que todo dia ao fazer a barba. Isso porque tem muita mulher que resolve culpar a menstruação pelos problemas do mundo. :-P

    Caríssima Anaïs,
    Volte sempre e comente o quanto quiser por aqui, sinta-se em casa. E no fundo, acho mesmo que o sangue da mulher é um artifício da natureza para ao menos, nos deixar no mesmo nível de vocês. Imagina se vocês não tem esse ponto fraco? :-D
    Abraços e sucesso,

  • Matt disse:

    Eu acho que todos têm razão sobre este assunto.

    Blogs/sites com o objetivo de atrair visitantes, paraquedistas, curiosos, etc, DEVEM usar e abusar das palavras chaves citadas neste post, assim como escrever sobre qualquer tipo de notícia, seja ela trágica ou não.

    Blogs/sites com uma missão diferente, devem se “policiar” e evitar alguns assuntos. Não ficaria bem, por exemplo, o Brainstorm #9 falando em fotos do acidente.

    Cada caso é um caso, e, de dentro desta bolha que é a procura de dólares@google.com atraindo o maior número possível de visitantes, acho extremamente válido publicar qualquer coisa.

    Comentário do Pô, meu!
    Matt,
    Falou e disse! :-D
    Ganhar dinheiro não é pecado.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

Deixe uma resposta