Nunca entendi por que é proibido sair

Fugindo do paraísoSempre agradeci ser muito pequeno quando o movimento estudantil protestava e apanhava nas ruas do Rio de janeiro na virada da década de 60 para 70. Esse meu jeitão de irlandês incendiário, certamente me levaria para o protesto nas ruas e suas conseqüentes porradas da polícia, ou até mesmo, o desaparecimento e a morte, como aconteceu com alguns.

Já falei aqui no Pô, meu! que meu primeiro voto, foi de protesto. Votei em um advogado de presos políticos. Votei na esquerda. Final da década de 70, naturalmente eu era contra a ditadura militar. Quase fui comunista, mas descobri que ser contra a ditadura não nos obrigava a ser comunistas. Eu, na verdade, me descobri um apaixonado pela liberdade.

A descoberta aconteceu pela minha total incompetência para entender por que as pessoas eram proibidas de deixar seus países comunistas. Quantas morreram na tentativa? Quantas consumiram o resto de suas vidas em presídios, por ousarem abandonar seus países de regime comunista. Nesse momento, percebi que pouca diferença havia entre os militares que tomaram o poder pela força aqui no Brasil, e seus opositores que defendiam seus ideais comunistas. Nenhum dos dois respeitava a liberdade.

Essa prática diminuiu profundamente após a queda do muro de Berlim e da conversão e abandono do comunismo por dezenas de países. Hoje, uma geração que talvez nem conhecia essas histórias, pode ver um atleta cubano, Rafael Capote, jogador de 19 anos de handebol, fugir da Vila Panamericana no Rio de Janeiro para poder abandonar seu país, Cuba. Pois o regime do ditador Fidel Castro não permite que as pessoas possam ter a liberdade de escolher se querem ficar lá ou ir para outro lugar do planeta.

Continuo tentando entender por que é proibido sair. Se alguém souber, por favor, me explique. Ah, também não entendo que em pleno século XXI, como alguns jovens, que a natureza oferece a franquia da paixão pela liberdade, ainda defendam o ideal do regime que proíbe as pessoas de ir embora. Pô, meu! jovem ainda sou eu que tenho tesão pela liberdade!

Atualização em 22/jul/2007:
Mais dois cubanos (agora já são 4) sumiram (fugiram, escafederam, deram no pé) hoje da Vila Panamericana. Os dois eram favoritos para medalhas de ouro em suas categorias no boxe. Sejam benvindos à zona, mas pelo menos com liberdade. Não sabemos até quando, pois o assessor top-top não consegue entender como se faz oposição a um presidente eleito duas vezes seguidas pelo povo. Não basta a maioria, ele quer unanimidade.

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

5 Comentários

  • Sandra Leite disse:

    Nelson , concordo totalmente contigo!
    É verdade, nada substitui a liberdade, nem mesmo um ideal de sociedade.
    Lamento muitíssimo países comunistas que proibem qualquer tipo de liberdade.
    Sou contra toda a opressão. Sou a favor da vida , e vida em plenitude.
    Dito isso, quero também reforçar que os países capitalistas também impedem seus cidadãos do pleno exercício de sua liberdade.
    Qual a liberdade que um jovem da periferia de São Paulo tem aqui no Brasil de ser e exercer direitos de cidadania?
    Ele já está fora do sistema.
    Nada vai ser a favor dele.
    Até a tal da liberdade de escolha.
    O que vai ser escolha para ele?
    Só filosofando…..
    bjs,

    Sandra

    Comentário do Pô, meu!
    Oi Sandra.
    Muito interessante esse tema. Existem até autores que adjetivam tanto comunismo como democracia como utópicos. Veja o nosso congresso hoje, isso te parece democracia? Mas ao menos na democracia, o seu jovem da periferia de São Paulo pôde escolher entre o Serra e o Mercadante. Se for atleta, cientista, músico ou artista, poderá viver não onde o Lula (pelo menos até agora) deixar, mas onde quiserem ou não recebê-lo (e ele quiser ir). Por isso, acho que se pensarmos na liberdade como ideologia, atingiremos uma posição no desenvolvimento social nunca antes observado. Ih… acabará sendo uma liberdade utópica. :-D
    Obrigado pela visita e comentário.

  • alex castro disse:

    Fala, rapaz.

    Estive em Cuba agora, e não sou fã do governo cubano, mas qualquer um pode sair do país sim, a não ser que não esteja em dia com as obrigações militares, judiciais ou políticas. O problema é que o governo cubano torna o processo de saída complicado, longo e burocrático (pra desestimular as pessoas), mas nao é proibido. O que torna a coisa proibitiva é que o dinheiro cubano não vale nada fora de cuba.

    Acabei de lançar um livro de crônicas sobre Cuba. Nada de pesado, acadêmico ou político, só histórias leves de coisas que eu vi e pessoas que conheci nessa terra tão interessante.

    No blog que criei para o livro, tem algumas crônicas completas, trechinhos de todas e muitas fotos legais:
    http://radicalrebelderevolucionario.blogspot.com
    Gostaria de começar um diálogo maior com gente que conhece Cuba e poderia acrescentar ao livro.

    Abração,
    Alex

    Comentário do Pô, meu!
    Olá Alex,
    Existem diversas maneiras de se proibir algo. Lembra durante a ditadura militar que nós éramos proibidos de escolher os dirigentes políticos como alguns prefeitos, governadores e o presidente? Lembra como os donos do poder explicavam que a nossa democracia era relativa, mas que o povo tinha liberdade de votar em seus representantes? :-D Grandes piadistas os ditadores!
    Acho que te fizeram piada quando você foi em Cuba meu amigo. Ou qual seria a limitação que o atleta da delegação cubana não cumpria para poder sair livremente da ilha? Deve ser a mesma que outros cubanos têm ao embarcar em botes frágeis na tentativa de alcançar praias da Flórida: amor a liberdade, repulsa a ditadura.
    Tentei visitar seu site, mas hoje a Internet está estranha. Mas vou voltar e insistir.
    Muito obrigado por sua visita e comentário.
    Abraços e sucesso,

  • marcus disse:

    Nem quando eu era mais novo eu acreditava no comunismo. Acreditei por muito tempo no PT, isso sim. Mas depois do resultado das eleições para o governo estadual em 1998 e para a presidência em 2002 e 2006, perdi totalmente minha fé.

    Na esquerda, inclusive.

    Comentário do Pô, meu!
    Caro Marcus,
    Quando o PT chegou eu já tinha ficado mais pragmático. ;-)
    Sim, houve uma época que o socialismo me seduziu fortemente. Mas no PT, nunca acreditei.
    Obrigado pela visita e comentário. Volte sempre, a casa é sua.
    Abraços e sucesso,

  • Alex disse:

    Me mostre um documento onde está escrito que é proibido sair de Cuba. (só é para iro aos EUA, e vice-versa para os cidadãos estdaunidenses)

    Comentário do Pô, meu! em resposta ao Alex de Castro é incoerente.

    • Nelson Correa disse:

      Oi Alex,

      Infelizmente não tenho em mãos nenhum documento que diga que é proibido sair de Cuba, mas vou pedir para o Papai Noel te entregar junto com os seus presentes no Natal desse ano.
      ;-)
      Abraços,
      Nelson

Deixe uma resposta