Quanto vale um link?

Quando eu comecei a escrever blogs, nem sabia da existência de uma comunidade de blogueiros, conhecida como blogosfera aqui no Brasil. É bem verdade que esse mundinho ainda está muito restrito aos primeiros blogueiros, caras com conhecimento de tecnologia web, e conseqüentemente, com facilidade de relacionamento com computadores. Tanto que as comunidades ainda giram em torno da tecnologia da informação. O Rec6, mais importante site que centraliza notícias publicadas na nossa blogosfera, nem tem espaço para blogs culturais, de arte ou políticos.

Não sei como a coisa funciona em outros grupos, mas estou enfiado nesse grupo de tecnologia da informação há 10 anos e pouco, e posso te garantir: como tem pavão abrindo o rabo para mostrar que seu colorido é mais colorido que o dos outros. Esse assunto tem me martelado nos últimos dias por conta de uma disputa de posicionamento no ranking do Blogblogs, uma nova “entidade” para mostrar os melhores da blogosfera nacional.

Como o Pô, meu! não é um blog de tecnologia, meus leitores não conhecem todos os personagens que circulam nesse mundinho conhecido como blogosfera, então serei didático. O chororô pelo ranking do Blogblogs, apesar de ainda muito velado, muito educado e em alto nível, é cômico. Tudo porque o pessoal tenta classificar um blog pela quantidade de links que apontam para ele, vindos de outros blogs.

Numa primeira fase, o pessoal ficava na maior orgia de trocar links. E, quanto mais links apontassem para seu blog, melhor posição no ranking ele estaria. É impressionante como um critério desses pode ser levado à sério. Existem blogs nos top 100 que estão sem novos artigos há várias dias, mas tem links apontando para eles. Existem blogs nos top 100 que apresentam artigos muito fracos, com muitos erros, onde o verbo haver cansa de ser confundido com artigo, mas tem links apontando para eles. Existem blogs nos top 100 com tráfego baixo, mas tem links apontando para eles.

Chega-se até a criar concursos onde um livro, eu disse um livro, de aproximadamente 30 reais, será sorteado para quem criar um post sobre um tema proposto, com um link para o blog que vai sortear o livro que está sobrando. Em um mês de concurso, pode-se ganhar mais de 50 novos links. Uau! Quantas posições esse blog subirá no ranking?

Agora, muita gente que fez de tudo para ter links apontando para seus blogs, chora que os blogs do portal que o Edney montou, estão subindo muito no ranking porque um cria link para o outro. Esse fato estaria dando uma resposta distorcida desse ranking. Como se os links dos anteriores não tivessem também sido criados, algumas vezes, por critérios duvidosos. Como se o critério links, não fosse um critério terrivelmente duvidoso para aferir os melhores blogs do Brasil.

Em nenhuma circunstância da vida, ter sucesso é sinônimo de ser o melhor. Engana-se quem pensa que a vida profissional apoia-se na meritocracia. Mas buscar fazer bem feito, tentar ser um dos melhores, vai certamente te trazer algum sucesso. Ademais, essa onda de blogs vai passar. Ninguém vai agüentar ler sempre a mesma notícia em dezenas de lugares, sendo que muitos deles, nem dão a referência de onde leram a matéria original. O positivo disso tudo é que até alguns anos atrás, muito menos gente escrevia se comparado com os dias atuais. No final dessa história, acho que todos acabaremos ganhando pelo menos na qualidade de escrita. Quem sabe as conjugações do verbo haver serão aprendidas ou, definitivamente, enterraremos o H. :-)

Tabela Bônus:

Pela medição de tráfego do site Alexa, podemos fazer algumas comparações com o ranking do Blogblogs.

Domínio (Blogs) / Posição Blogblogs No Brasil pelo tráfego Alexa
Meiobit.com 1.271º
Interney.net 443º
Contraditorium.com 3.439º
Br-Linux.org 1.550º
Brpoint.net 7.020º
Carloscardoso.com 3.166º
Fabioseixas.com.br 7.127º
Techbits.com.br 9.030º
Novo-mundo.org 12º 1.829º
1001gatos.org 13º 22.695º
Undergoogle.com 15º 5.962º
Odontopalm.com.br 16º 6.736º
Jacarebanguela.com.br 119º 645º
NelonCorrea.com

550º

4.389.537º do mundo todo (UAU)

Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.
Tags:

35 Comentários

  • Olá Nelson!

    Bom, não existe mecanismo perfeito de medição. Escolheu-se um critério no BlogBlogs que parece lógico. Estão medindo o número de blogs diferentes que linkam outro blog.

    Já o Alexa indexa a visitação. Sinceramente só não sei de onde ele tira os números. E também visitação não quer dizer que o blog seja bom.

    Nem visitação, nem links, nenhum dos dois mede corretamente. Mas é preciso criar um critério e esses dois são os mais objetivos possíveis.

    Abraços!

  • Nelson disse:

    Olá Alexandre!

    Obrigado por sua visita e comentário. Na verdade não faço a mínima idéia de como Alexa mede o tráfego. Acho que o sucesso de um blog está diretamente relacionado com a comunidade criada por ele em volta dele. E pronto. O resto, é o resto. :-D

    Grande abraço,
    Nelson

  • Vamos arrancar o coração do verme copiador!

     
    Por que alguém que não tem nenhum talento para escrever inicia um blog? E não estou falando da qualidade do texto ou do português utilizado. Estou falando na total incapacidade de escrever uma linha sequer de conteúdo original.

    Esse tipo de b…

  • Nelson disse:

    O Noronha ali em cima está realmente muito aborrecido com um jovem “blogueiro” que copiou um post dele inteirinho e não deu o crédito a ele. Coincidentemente eu tinha até comentado no início da semana no O Fim da Várzea e hoje esbarrei com a re-publicação do post em outro blog.

    Pessoal, copiem, mas citem o autor e coloquem o link. Links valem muito nessa hora. ;-)

  • Manoel Lemos disse:

    Olá Nelson, sou o Manoel do BlogBlogs. Fiquei feliz com seu post, visões diferentes do assunto sempre são enriquecedoras. O pior é o que o BlogBlogs fica no meio da briga sendo que tudo o que quer é prover um serviço público para ajudar as pessoas a divulgarem e encontrarem blogs. Quanto a critérios de ranking e outras comparações, realmente a coisa é complicada e nunca um critério vai agradar a todos, até porque tudo tem várias facetas e a blogosfera é especialista nisto. Até o português muda, hehe. Abração!!!

  • Nelson disse:

    Caro Manoel,

    Sua visita e comentário estimulam mais que links colocados pelos amigos. :-D

    Acho o trabalho do Blogblogs muito bom. Obviamente ainda longe do modelo ideal, mas esse modelo irá sendo construído aos poucos. Como disse ali em cima para o grande Alexandre Fugita, o que classifica o sucesso de um blog são seus leitores e a comunidade formada em torno dele.

    Mas aproveitando que você me deu essa abertura, gostaria de sugerir que você e o Blogblogs usassem no seu algoritmo de ranking, o tráfego do blog. Era só abrir o pageview gerado pelo Adsense ou qualquer outro medidor.

    Ah sim, já que estou com toda esse intimidade, no bom sentido é claro, o Blogblogs precisa de mais banda. Às vezes está lento demais. ;-)

    Abração e obrigado pela visita.

  • Bardo disse:

    Bom, pelo que entendi dessa história toda, a reclamação não é que os blog do Interney troquem link, mas que são links sem nenhuma relação quanto a assuntos tratados entre eles. É o uso de uma opção tipo “Leia mais em outros artigos sobre isso” de modo que parece apenas servir para gerar links inter-blogs. Este é o cérne da reclamação, creio.

    Inclusive, o Interney se posicionou declarando não ter previsto que isso afetaria o ranking e atribuindo a irrelevância dos links à imaturidade do código que ele mesmo desenvolveu para criar esses links automaticamente e que está amadurecendo. Pelo menos foi o que pude entender a esse respeito.

    Mas o que acho pior em termos de links não é nem isso, mas o abuso de links para sites de compras no decorrer do texto.

    []s

  • Caro Nelson,

    Meus parabéns pelo artigo, muito bom mesmo, principalmente a parte onde você sita o site que está sorteando um Livro (de R$30,00) para conseguir links, pois dias atrás perguntei para o blogueiro conhecido (não vem ao caso citar nomes) se ele achava isso correto, resposta dele Ué? Não estão sorteando um brinde? Se não entregarem então só eles se beneficiam. Se entregam, então os dois se beneficiam.
    Agora eu me pergunto onde esta o mérito de um blog desses que para conseguir uma boa colocação num ranking tem que sortear brindes para conseguir links em vez de ser “linkado” por seu conteúdo.
    Mais uma vez meus parabéns pelo seu artigo.

  • Nelson disse:

    Olá Bardo!

    Você entendeu o mesmo que eu entendi. E também concordo com você à respeito de links monetizados dentro do texto. Mas acho que tudo isso faz parte de uma arrumação natural desse novo ambiente que é a blogosfera brasileira.

    Muito obrigado pela sua visita e por seu comentário também. ;-)

    Abraços e sucesso,

  • Nelson disse:

    Olá Edson,

    Muito obrigado por sua visita e comentário. Fico feliz de você ter gostado do artigo. E quanto ao sucesso do blog, acho que primeiro tem que ser o próprio blogueiro que mede esse sucesso no momento que ele tem prazer de escrever o blog. Depois, pelos leitores que prestigiam, criticam e elogiam o blog. O resto, são links e nada mais. :-)

    Abraços e sucesso,

  • Bruno Alves disse:

    Chega-se até a criar concursos onde um livro, eu disse um livro, de aproximadamente 30 reais, será sorteado para quem criar um post sobre um tema proposto, com um link para o blog que vai sortear o livro que está sobrando. Em um mês de concurso, pode-se ganhar mais de 50 novos links. Uau! Quantas posições esse blog subirá no ranking?

    Nelson, o referido blog é meu.

    Se tivesse tomado um pouco mais de seu tempo para pesquisar meu blog, veria que não é a primeira vez que faço isso e que não tem relação alguma com o ranking do Blogblogs (quando fiz, antes, o Blogblogs sequer existia).

    Sempre que ganho algo relacionado a blogs sorteio entre meus leitores, que em sua maioria são blogueiros.

    E sempre retribuo os links, o que é bom para quem está começando.

    Se não gostou da idéia, ótimo, está em seu direito, mas desmerecer meu blog porque achou ruim o concurso, acho que está além do que pode ser considerado bom gosto.

    Lembre-se que existe uma pessoa por traz do blog e que essa pessoa trabalha duro para mantê-lo.

    Eu sou um dos que mais estou defendendo a permanência do Interney Blogs no ranking, mesmo ele estando na minha frente no Ranking (acredito que não tenha lido este artigo, também).

    É engraçado, se eu tivesse colocado meme: na frente do título e não oferecesse nada para as pessoas, eu teria muito mais links, santa incoerência.

    Abraço

  • Nelson disse:

    Oi Bruno,

    Gosto muito do BrPoint, que assino e visito com freqüência. Você é bom.

    Como são tantos os blogs que visito, não lembro se o tal concurso era o seu. Poderia não ser. Mas que seja. Veja o meu exemplo, nunca participei de concursos de links do BrPoint, mas sou leitor fiel. Nunca te dei um pontinho no ranking do Blogblogs porque nunca tinha apontado um link para você. Mas sou seu leitor fiel.

    O concurso de livros do BrPoint não vai fazer que eu deixe de visitá-lo. Deixo de visitar um blog pelo conteúdo do texto apresentado. Em momento algum passou pela minha cabeça desmerecer seu blog, que considero um dos melhores de conteúdo na blogosfera nacional. Muito menos você, que infelizmente não conheço pessoalmente.

    Mas me dou o direito de não gostar da prática de criar links pela simples razão de que eles servirão para algum ranking.

    Muito obrigado por sua visita e por seu comentário, que respeito profundamente. Talvez fosse interessante, um dia, bebendo um chopp com amigos, a gente voltar a discutir esse tema.

    Ah, não deixarei de ler seus posts. Mas não participarei dos seus concursos de livros. ;-)

    Abração e sucesso,

  • Bruno Alves disse:

    Obrigado, esse tipo de comentário, para mim, vale muito mais que qualquer ranking.

    A idéia de um chopp é sempre muito bem vinda :D.

    Abraço

  • Hygor disse:

    Olá Nelson,

    Gostei do seu post. Concordo com tudo que você falou, eu comecei agora no mundo dos blogs e me dedicarei bastante ao mesmo. Estou pesquisando muito para saber como fazer um bom blog e agradar aos visitantes.

    Abraço

  • Nelson disse:

    Olá Hygor!

    Obrigado pela visita e comentário.

    Eu acho que só existe um caminho para agradar seus visitantes: começar agradando você. Escreva sobre o que você gosta. Tenho certeza que antes mesmo de publicar um post, você saberá se ele terá muita repercussão e agradará seus leitores ou será somente mais um post para manter a cadeia de publicações.

    Grande abraço e sucesso,

  • Muito bem dito, meu caro! Del.icie.ei. Vou escrever um artigo… linkando (ou lincando) para o seu texto.

    Abraços!

  • Nelson disse:

    Ôpa Alessandro,

    Obrigado cara. Vou pedir pro Manoel do Blogblogs não esquecer de marcar esse ponto. Quero sair daquela incômoda classificação (550). :-D

    Abraços e sucesso,

  • Matt disse:

    1º – Parabéns por este artigo. Realmente muito bom. Um artigo como este que estimula o visitante a se tornar um aRSSinante ou não. (na verdade o tema geral do blog também influencia.)

    2º – Sobre o artigo, concordo em partes :P
    O caso dos concursos que são promovidos para um blog subir no ranking é questionável. Concursos bobos, estes sim devem ser discriminados, mas concursos onde o leitor GANHA, não é algo que deva ser visto como uma coisa ruim. Eu nunca participei de nenhum concurso do BrPoint.net, mas acredito que o leitor lá sai ganhando.

    Sobre os links do Interney Blogs, é algo que poderia ser filtrado, mas como não dou a mínima para ranking nenhum, prefiro não opinar muito sobre isso.

    3º Na verdade, eu só queria mesmo dizer parabéns pelo post, e expor uma idéia.

    O blogueiro deve estar preocupado com o conteúdo do PRÓPRIO SITE, e não com o vizinho, muito menos com ranking do site A ou B.

    Eu ia gostar muito, muito mais, que meu blog fosse citado em 2 ou 3 blogs que assino e admiro do que meu blog estar no top10 de qualquer ranking.

    Ranking mede a popularidade. Eu me preocupo com a qualidade. Tanto do que escrevo como do que leio, apesar de falhar no primeiro ítem hehehe.

    Abraço.

  • Nelson disse:

    Matt,

    Obrigado por seu comentário. Sua visão é perfeita. Eu por exemplo, quando escrevo no Pô, meu! eu penso nos meus possíveis futuros netos. Eles são meu primeiro público alvo. Quero que eles possam me conhecer em uma ,idade que eles nunca poderiam me conhecer. E toda vez que escrevo fora desse foco eu não gosto do que escrevi. Os poucos leitores do Pô, meu! não gostam, e muito provavelmente, meus netos também não gostarão. ;-)

    Abraços e sucesso,

    P.S. O mundo gira é um dos cantos que costumo freqüentar.

  • Paulo disse:

    Cheguei há pouco tempo na “blogosfera” e também fiquei surpreso com os “clusters” que já estão formados. Mas eu tento não cair em ilusões. O espaço para quem escreve sobre cultura, literatura, arte, enfim, você sabe do que estou falando, sempre será mais reduzido. Até porque que tem a cultura como tema dificilmente se preocupa com rankings…

  • Nelson disse:

    Oi Paulo,

    Muito obrigado pela visita e comentários. :-)

    Isso é uma questão de tempo. Adoro o assunto tecnologia, mas cultura e arte também estão no centro do meu radar. Tenho descoberto excelentes blogs onde o tema não é tecnologia, muito menos blogs.

    Volte sempre, seus comentários enriquecem o Pô, meu! Sinta-se em casa.

    Abraços e sucesso,

  • Vim através do blog do Noronha… E pelo que tenho lido, estará nos meus feeds…

    Essa febre pelos blogs, da qual eu assumo que faço parte, vai passar rápido porque percebo, pela minha pouca experiência, que manter um blog não é nada fácil…

  • Nelson disse:

    Oi Norberto,

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Na verdade, acho que os blogs não acabarão. O que acontecerá é uma filtragem das ofertas. As pessoas cansam, a moda passa e alguns sumirão. Querendo voltar, sinta-se em casa. :-)

    Abraços e sucesso,

  • Edney Souza disse:

    Oi Nelson, li o artigo faz alguns dias e resolvi comentar agora.

    Um trecho do seu artigo me chamou a atenção, o problema da falta de popularidade dos blogs fora do eixo de tecnologia, uma das preocupações do InterNey Blogs inclusive foi valorizar diferentes assuntos além de conteúdo original.

    Sobre o ranking, meu foco é o leitor, e não são posts relacionados, são posts similares, é um diferença sutil mas se entendermos a diferença fica claro o que foi feito.

    Muitos dos posts do InterNey Blogs são de contos e crônicas, o algoritmo procura outro conto e crônica com maior similaridade de palavras e sugere para o leitor. Eventualmente trata-se do mesmo assunto ou não. É diferente do comumente usado por aí como posts relacionados, a idéia foi intencionalmente desenvolver algo novo, obviamente inspirado no que já existe mas com algumas diferenças. O leitor tem gostado e pra mim isso é mais importante do que qualquer ranking.

    Parabéns por criar um espaço diferente, na minha opinião são blogs diferentes que terão vida mais longa no futuro onde o leitor, como você mencionou, se cansará de ler sempre a mesma coisa.

  • Nelson disse:

    Olá Edney!

    É um imenso prazer recebê-lo aqui no Pô, meu! Eu entendi porque o pessoal anda veladamente reclamando. E te agradeço ter vindo aqui para dar uma explicação do que está acontecendo. Na verdade, eu não ligo muito para isso, e admiro seu trabalho no Interney e agora com o portal de blogs. Assim como gosto de ler muitos dos blogs que até critico a busca desenfreada por links.

    Eu acho que o mais difícil é você criar seu leitor recorrente. Vejo pelas minhas estatísticas que o grande volume de tráfego é do Google. Leitores assíduos não são muitos. Poucos são os leitores que nos dão feedback. Tem momentos que até te dá prazer ver nos logs, que o que eles procuravam no Google, acertaram na mosca quando te visitaram. Mas nem um rápido “valeuz”.

    Bom, meus blogs são na verdade um grande hobby (escrever) e laboratório para eu poder experimentar essa onda, como experimentei construir um skate na década de 70 quando estavam virando moda. :-D Ainda falta aprender a tocar bateria, mas ainda vou experimentar.

    Obrigado pela visita e comentário. E parabéns pelo Interney Blogs

    Grande abraço e sucesso,

  • Moskito disse:

    Bom, qualidade não é uma coisa exata, o que é bom para um não é para outro.. mas acredito que realmente, links nunca foram e nunca serão uma medida válida para um ranking. Eu por exemplo, posso criar vinte e oito blog e linkar todos para o meu, e assim vai… fora aquele jabá ridículo de troca de link, não por saber que o blog que você acaba de linkar é bom, mas linkou porque ele vai estampar sua url lá também.

    Acredito que acessos únicos continuam sendo a forma mais correta de medição para algum rank…

    Sem mais, abracetas!

    Comentário do Pô, meu!
    Minha visitação está aberta Moskito, ali naquele chiclete do Blogtopsites. Transparência! ;-)
    Abraços e obrigado pela visita e comentário.
    Sucesso,
    Nelson

  • Olá Nélson,
    Eu tenho que acreditar nesse seu post e confirmar que infelizmente e felizmente tenho recebido muitas visistas no meu blog que teve um início simples mas que sempre teve sua parte no mercado. Agora, pelos números realmente não sei nem dizer o que acontece, de onde vem os números, fico feliz, mas com medo de acreditar. Infelizmente também não recebo muitos comentários, posso ter duas indagações por isso. Primeiramente, o pessoal não gostou, entrou sem querer e não realmente se importou em comentar. Segundo, leram a notícia mas não se interessaram.

    Por esses números fico me perguntando: O número de visitas que recebo é real? Vale a pena acreditar?

    Comentário do Pô, meu!
    Caro Guilherme, continue fazendo o Vida Digital sem se preocupar com os números do site. Se você fizer bem feito, aos poucos os leitores aparecerão, voltarão e indicarão. Vá em frente. ;-)
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • Nelson, sabe o que rola.

    Grana.

    A internet sempre esteve relacionada a dinheiro e agora empresários solitários – leia-se, qualquer um com um PC e tempo livre – podem se arriscar nessa selva. Só que não tem côco pra todo mundo não. Então vai rolar muita pancadaria, às vezes bem-humorada, às vezes séria. Mas onde tem dinheiro, tem briga. Não é ruim, é apenas uma realidade. Que os mais aptos – e não os mais fortes – sobrevivam. =D

    Abraço, cara

    Guilherme
    http://www.papodehomem.com.br

    Comentário do Pô, meu!
    Guilherme, pelo menos vai dar para eu assistir de pertinho, tô aqui dentro do rolo. :-D
    Abraços,
    Nelson

  • Gostei da sua referência à falta de espaço para arte e cultura …diria mais, normalmente, artistas não são tão bem relacionados com a tecnologia da informação, eu mesma apanho um bocado tentando me integrar ao “padrão”, mas são sites com ótimo conteúdo, que sequer vão aparecer nas buscas ou listas de ranking…inacessíveis ao público, portanto…

    Comentário do Pô, meu!
    Olá Gata por um Fio,
    O que eu constatei é que muito além desse mundinho que faz barulho na blogosfera, tem muito trabalho bacana que é pouco conhecido, e pior, pouco incentivado. Mas isso é o retrato do nosso país. Quem tem a consciência disso, tem a obrigação de tentar mudar. Vamos mudar? ;-)
    Abraços,
    Nelson

  • Carol Costa disse:

    Pois é, Nelson, meu Guindaste chegou a décimo lugar na lista do BlogBlogs, maior prova de que o ranking deles é furadaço. Como é que posso estar na frente do Pensar Enlouquece? Ou do Kibe Loco? Vá entender…


    Comentário do Pô, meu!
    Ô Carol,
    O Guindaste é bom! :-)
    Mas o Manoel está estudando melhorias do ranking do Blogblogs. Realmente, o modelo atual é muito furado. Mas vai ficar legal no futuro.
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraços,
    Nelson

  • iLustre disse:

    Nossa, muito bem colocado Nelson (deve ser seu nome). e Por acaso te achei no blogblogs. Não sei nem linkar, mas aprenderei. Muito obrigado pela informação!!

    Abraços !!

    Comentário do Pô, meu!
    Muito prazer iLustre. Você acertou, meu nome é Nelson. :-D
    Viva o Blogblogs, trazendo novos amigos.
    Aproveitando a visita, você assinou o feed do Pô, meu!?
    Eu já assinei o Girino Ilutsre e vou acompanhar as coisas por lá. ;-)
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  • fabiano disse:

    realmente é muito difícil saber qual o ranking mais correto na hora de comparar sites

    mas uma coisa é certa, o ranking do alexa me deixou triste a primeira vez que fui lá rsrs

    • Nelson Correa disse:

      Oi Fabiano,

      Valeu a visita cara!

      Olha, eu não tô nem aí para rankings. Tenho alguns leitores, uma parte deles eu sei quem é, outra, que fica caladinha, infelizmente não conheço. O resto, é só o prazer de escrever, fazer novas amizades e mais nada.
      ;-)
      Abraços e sucesso,

  • Max Costa disse:

    Salve, Confrade!
    Para ser honesto com todos e comigo mesmo, devo confessar: Eu nada entendo do deste novo e estranhos mundo dos blogs mas, por imposição das circunstâncias e do meu idealismo em ser – pretensamente – um escritor e poeta, arregimentei-me à essa esfera de relacionamenteo, na esprerança de poder atingir algum público ao divulgar meus trabalhos. Agora, essa história do plágio é realmente, uma história de incapacitados inescrupulosos, mas, é mais uo menos como gripe; por mais vitammina C que se consuma, terminamos por nos gripar!
    Parabéns pelo artigo!
    Um abraço.
    Deste Confrade: Max Costa
    P. S. Como faço pra segui-lo?

    • Nelson Correa disse:

      Oi Max, salve, salve!

      Aos poucos você vai pegando o jeito de ser blogueiro. O mais importante é que se você gosta de escrever, esse é hoje, o melhor lugar do mundo para praticar.
      :-)
      Como o Pô, meu! não está em uma plataforma do Blogger, como o seu Confraria Virtual, não tenho essa opção de seguir. Mas você pode assinar o feed, que na verdade é receber as atualizações do Pô, meu! por email ou pelo leitor de feed. Qualquer dúvida me fale.

      Abraços e sucesso,

Deixe uma resposta