Heartbleed e Millôr


O Millôr tinha uma infinidade de frases fantásticas. Ele era um cara de uma inteligência privilegiada. Aliás, privilegiados somos nós que crescemos lendo o Millôr. Uma das que mais gosto é a resposta para a tradicional “uma imagem vale mil palavras”. Ele respondia: Diz isso sem palavras.

Essa semana o mundo da Internet ficou (está ainda) alvoroçado, pelo menos dos que tem alguma preocupação com a segurança de suas contas em sites de e-mail, redes socias, enfim, em quase tudo quanto é lugar que você entra depois de colocar sua senha e ela ser aprovada. Uma grande vulnerabilidade conhecida com o nome de Heartbleed, em uma tradução super livre, algo como coração sangrando. E por que o coração estaria sangrando? A falha é no processo de autenticação, ou seja, na aprovação de sua senha pelo site que você quer entrar.

Alguns amigos (já vi no Facebook do Augusto Barros e do Marcelo Amaral), publicaram um quadrinho do xkcd (normalmente são espetaculares) explicando a falha, lá vai:

Imagem: xkcd explica a vulnerabilidade Heartbleed

xkcd explica a vulnerabilidade Heartbleed

Esse processo deveria ser secreto, algo que só você e o computador do site podem saber, principalmente sua senha. Pois é, se existe uma falha nesse processo, sua informação mais secreta, a sua senha, pode ficar exposta à curiosidade de fuxiqueiros a ladrões.

Se você entendeu só pelo quadrinho, parabéns, você não precisava do ótimo quadrinho do xkcd. ;-)

Se só o quadrinho do xkcd não te fez entender completamente o problema, viva Millôr. :-D



Você gostaria de receber as atualizações do Pô, meu! por e-mail? Clique aqui.

Deixe uma resposta